Fechar
GP1

Campo Maior - Piauí

Luciano Leitoa conhece o 1º Plano de Transportes de Timon

Há quase um ano foi iniciado o processo e no dia 30 de novembro será apresentado em uma audiência pública na Câmara de Vereadores para aprovação.

O documento base do Plano de Transporte de Timon foi apresentado nessa sexta-feira (17) ao prefeito Luciano Leitoa. Construído com a contribuição da população, o estudo tem a proposta de garantir uma nova configuração das linhas de ônibus, qualidade de veículos, paradas, corredores de tráfego e preço justo da passagem de ônibus.

Há quase um ano foi iniciado o processo e no dia 30 de novembro será apresentado em uma audiência pública na Câmara de Vereadores para aprovação, depois será encaminhado à Agência e Nacional de Transportes e Tribunal de Contas da União para em seguida dar início a licitação do transporte público.

Os estudos realizados nos últimos anos incluíram pesquisas com origem e destino dos passageiros, entrevistas, contagem de veículos, tamanho dos percursos e todos os quesitos que estão em torno das questões do transporte público. Existem duas grandes discussões nesse processo, já que Timon tem um transporte urbano e semiurbano devido à proximidade com a capital do Piauí, Teresina.

  • Foto: Divulgação/AscomReunião no gabinete de Luciano LeitoaReunião no gabinete de Luciano Leitoa

“Realizamos constantes reuniões neste último ano com representantes de Timon e Teresina. Nossa proposta é que através desse estudo possamos ter um sistema de transporte mais enxuto, mas que atenda as reais necessidades do usuário. Tivemos, por exemplo, uma grande demanda para atender as rotas em Teresina que incluem as universidades, os shoppings, a região da Tabuleta e uma nova configuração para as linhas que já circulam pelo centro”, explica o engenheiro da Certare, Diego França.

Hoje, Timon possui 3 linhas de transporte alternativo e 13 linhas de transporte semiurbano com percursos de 30 km em média. “Os estudos realizados atendem a 99% dos desejos da população, então podemos dizer que tudo que vem sendo feito vai realmente melhorar a vida das pessoas que necessitam utilizar o transporte público”, disse Jefferson Veras, diretor do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU).

Durante a reunião, o prefeito Luciano pôde conhecer com mais detalhes tudo que está sendo proposto pelo plano e as reais mudanças que acontecerão depois que for aprovado pela Câmara de Vereadores. “Iremos fazer como manda a lei e seguindo os anseios da população. Esse é um importante passo para cidade de Timon não só com relação a Teresina, mas para o transporte urbano. Nossa cidade cresce e hoje temos uma nova configuração urbana e é preciso atender a população nesse quesito”, disse o prefeito.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.