Fechar
GP1

Política

Lula pede para não depor na Operação Zelotes

O pedido foi feito a 10ª Vara Federal do Distrito Federal.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou nesta sexta-feira (22), pedido para que a defesa de um dos réus da Operação Zelote desista de exigir depoimento do petista na ação penal que investiga venda de medidas provisórias. O pedido foi feito a 10ª Vara Federal do Distrito Federal.

Imagem: DivulgaçãoLula(Imagem:Divulgação)Lula

Segundo o G1, o lobista Alexandre Paes dos Santos, foi quem pediu o depoimento do petista. Santos é acusado de atuar de forma ilegal na aprovação da MP 471 de 2009, que prorrogou por cinco anos benefícios tributários ao setor automotivo. A defesa do presidente alega que Lula já falou tudo sobre o caso no depoimento do dia 6 de janeiro.

Depoimento

Marcelo Leal, advogado do lobista Alexandre disse que vai analisar o depoimento dado pelo ex-presidente para saber se o dispensa ou não. O advogado destacou que insistirá em ouvir Lula se o depoimento dado por ele à Polícia Federal for inconsistente.

Dilma

A Justiça Federal em Brasília autorizou o depoimento da presidente Dilma Rousseff como testemunha do empresário Eduardo Valadão, um dos réus da Operação Zelote, deflagrada em março de 2015.

Prisão


Na tarde de segunda-feira (18), a empresaria Cristina Mautoni foi presa pela Polícia Federal, acusada de integrar o esquema de compras de medidas provisórias (MPs) no governo federal. O esquema é investigado na Operação Zelotes. Cristina foi detida em São Paulo.

Segundo a Veja, a empresaria é mulher e sócia do lobista Mauro Marcondes, preso preventivamente em Brasília por suspeita de operar o pagamento de propinas para viabilizar as MPs. A prisão foi autorizada pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, responsável pelos processos da Zelotes.
Operação

Em outubro de 2015, a Polícia Federal (PF) deflagrou a quarta fase da Operação Zelotes. Os agentes foram autorizados a fazer busca e apreensão no escritório Luís Claudio Lula da Silva, filho ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As buscas aconteceram no LFT Marketing Esportivo, escritório do filho do petista. A operação ocorreu no Distrito Federal, São Paulo, Piauí e Maranhão.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.