Fechar
GP1

Política

Machado divulga novos áudios envolvendo o presidente do Senado

Em conversa com o atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, Renan fala sobre a Operação Lava Lato.

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira foi gravado em conversa com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na qual faz críticas à Operação Lava Jato e recomenda estratégias de defesa a investigados por suposto envolvimento nos desvios da Petrobras. As conversas foram gravadas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado e divulgadas pela TV Globo na noite deste domingo (29).

Imagem: Reprodução/blogdoBGAtual presidente do Senado, Renan Calheiros(Imagem:Reprodução/blogdoBG)Atual presidente do Senado, Renan Calheiros

No áudio, Renan fala sobre um dos inquéritos que responde juntamente com Machado e Silveira no Supremo Tribunal Federal (STF). Os três são investigados por pagar suposta propina para favorecer um consórcio de empresas em licitação de renovação com a Transpetro.

Renan Calheiros alerta Silveira a ter “cuidado” e que “esse negócio do recibo... isso me preocupa para c...”. Silveira então aconselha o presidente do Senado a não entregar uma versão dos fatos, pois isso daria a justiça condições de rebater detalhes da defesa.

Fabiano Silveira também faz críticas à condução da investigação da Lava Jato e diz que o atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot e os demais procuradores estão “perdidos".

De acordo com o Estadão, o cargo de ministro ocupado por Silveira atualmente será responsável pelo novo marco legal para acordos do governo com empresas envolvidas em esquemas de corrupção, como as empreiteiras investigadas pela Lava Jato.

As conversas ocorreram há cerca de três meses, quando Silveira fazia parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por indicação de Renan. Após a divulgação dos áudios, Silveira divulgou nota negando as acusações e alega que esteve “de passagem” na residência oficial do presidente do Senado quando a conversa foi gravada e que ele não possui nenhum vínculo pessoal ou profissional com Machado.

Confira trechos da conversa:

RENAN: Cuidado, Fabiano! Esse negócio do recibo... Isso me preocupa pra c******. (...)
MACHADO: Eles me botaram num processo lá de 800 mil que o Youssef tinha dito que era pra... (inaudível) estaleiro. Que eles estão de acordo se tem certeza que era pra você (inaudível).
(voz não identificada): Yousseff disse?
MACHADO: Não. Da conclusão eles entendem que... (inaudível)



Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.