Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Mãe pede ajuda para manter os filhos vivos em Teresina

Os gêmeos Pedro Inácio e João Pedro possuem Bronquiolite Obliterante e precisam usar aparelho de oxigênio 24h por dia.

Para sobreviver, os gêmeos Pedro Inácio e João Pedro, atualmente com cinco anos de idade, precisam usar um aparelho de ventilação mecânica 24 horas por dia, que serve para transportar o oxigênio necessário para os irmãos continuarem respirando. Em entrevista ao GP1, a mãe Danielly Evangelista, afirmou que ajudar os filhos é a missão dela aqui na terra.

“Eu acho que Deus faz as coisas do jeito da vontade dele. No começo [ao saber da doença], foi difícil claro, todo mundo ficaria assustado, pois eles iam ficar com uma vida limitada, dependentes de hospitais e ficar acamados fazendo tratamento. É difícil ouvir eles perguntando o porquê não podem jogar futebol ou fazer judô junto com os amiguinhos, mas eu acredito que tentar dar uma qualidade de vida para os meus filhos é a minha missão aqui na terra”, afirmou.

Com 2 anos e 3 meses, os gêmeos foram diagnosticados com Bronquiolite Obliterante Pós Infecciosa, uma síndrome clínica causada pela obstrução crônica das pequenas vias aéreas. “Meus filhos foram vítimas de uma infecção viral, quando estavam internados. O Pedro Inácio estava com início de pneumonia e o João Pedro estava gripadinho. Na época, não foi possível dizer qual foi o vírus, porque como o João Pedro é especial e ficou em coma induzido, preferiram não fazer a biopsia pelo risco de morte que tinha”, complementou.

  • Foto: Facebook/ Ajude os Gêmeos Pedro Inácio e João PedroGêmeos Pedro Inácio e João PedroGêmeos Pedro Inácio e João Pedro

Os gêmeos e a mãe ficaram um ano morando no hospital, de maio de 2014 a maio de 2015. Há dois anos, eles puderam voltar para casa, mas para isso, foi preciso montar uma UTI domiciliar onde moram, no bairro Horto Florestal, zona Leste de Teresina. “Com a ajuda de um grupo chamado Equipe Solidária, que tinha como gestor o Emanoel Barros, eles fizeram uma rifa de uma moto e conseguiram arrecadar o dinheiro para a construir a UTI domiciliar, e tivemos também a ajuda do Amauri Jucá também”, destacou.

Um transplante pulmonar seria a solução para oferecer aos pequenos uma vida menos limitada, porém a idade mínima é oito anos. “O Pedro Inácio pode fazer o transplante quando tiver com oito anos. Eu ainda não sei se, na época, a cirurgia será possível no Brasil ou no exterior e nem sei quanto custará, mas tenho a esperança que o Governo custeie. Já o João Pedro não tem capacidade neurológica de fazer essa operação, os médicos falaram que a chance dele sobreviver ao transplante é quase zero”, explicou.

As despesas da família, segundo Danielly, variam de sete a oito mil reais por mês, porém, eles recebem apenas dois salários, referente ao benefício dos filhos e remuneração da mãe. “A gente vive da solidariedade das pessoas, por meio de ações e doações, recebemos ajuda de amigos, parentes e principalmente da minha mãe. A Unimed disponibiliza os profissionais de saúde e o oxigênio e a gente arca com o restante, como alimentação, medicamentos e as outras despesas gerais”, frisou.

  • Foto: Facebook/ Ajude os Gêmeos Pedro Inácio e João PedroDanielly Evangelista e os filhosDanielly Evangelista e os filhos

Qualquer pessoa pode ajudar a família, para isso, bastar entrar em contato com a mãe, por meios dos telefones: (86) 99987-3842 ou 994683322, ou fazer doações por meio de contas bancárias (Caixa Econômica Federal – Agência: 2004; Operação: 013; Conta poupança: 8700-8, em nome de Danielly Evangelista de Sousa Silva ou Banco do Brasil – Agência: 5605-7; Variação: 51; Conta poupança: 14.105-4, em nome de João Pedro Evangelista de Andrade). 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.