Mundo

Mahmud Ahmadinejad convoca Ocidente a "mudar de atitude" com Irã nuclear

Teerã não abre mão do programa atômico, afirmou presidente.

G1

- atualizado

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, pediu que as potências ocidentais "mudem de atitude" com o Irã, em meio à retomada no fim de maio em Bagdá das negociações sobre o programa nuclear iraniano, informou nesta segunda-feira (14) a agência oficial Irna.

"Se o Ocidente mudar de atitude e respeitar o povo iraniano, ganhará em troca o respeito dos iranianos", declarou o presidente, segundo a Irna, durante uma viagem à cidade de Qushan (nordeste).

"É preciso saber que a nação iraniana não dará nem um passo atrás em relação ao seu direito fundamental" de possuir energia nuclear civil, reafirmou Ahmadinejad.

Depois de um novo contato em abril em Istambul considerado positivo, o Grupo 5+1 (Estados Unidos, China, Rússia, França, Grã-Bretanha e Alemanha) e o Irã devem retomar as negociações no dia 23 de maio em Bagdá.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e o Irã voltaram à mesa de negociações nesta segunda-feira em Viena, três meses após o fracasso de duas visitas da agência para esclarecer a natureza do programa nuclear iraniano.

Um relatório muito crítico da agência apresentou em novembro uma série de elementos indicando que o Irã havia trabalhado na elaboração da arma atômica até 2003, e talvez depois, algo que Teerã desmentiu formalmente mais uma vez.


Link do texto:

Mahmud Ahmadinejad convoca Ocidente a "mudar de atitude" com Irã nuclear
http://www.gp1.com.br/noticias/mahmud-ahmadinejad-convoca-ocidente-a-mudar-de-atitude-com-ira-nuclear-248520.html

© 2007-2016 GP1 - O Primeiro Grande Portal do Piauí. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.

Comentários Ver todos os comentários (0)