Fechar
GP1

Piauí

Maior festival de bonecos do país inicia neste sábado em Teresina

São 22 espetáculos nacionais e internacionais gratuitos na capital Piauiense, reunindo seis países e sete estados brasileiros.

Ao completar 10 anos, o maior festival de Teatro de Bonecos do país inicia neste sábado (22) em Teresina. A 11ª edição do Sesi Bonecos do Mundo vai emocionar plateias de todas as idades com 22 espetáculos inéditos, encenados por 11 companhias de países como Peru, Espanha, Holanda, Rússia, República Tcheca, Itália e Hungria, além do Brasil. As apresentações acontecem na praça Pedro II, a partir das 16h30. O projeto, que é patrocinado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), é gratuito, e estreia com o espetáculo do Grupo mineiro Giramundo e apresentação da banda nacional Pato Fu, com o espetáculo “Música de Brinquedo”.
Imagem: DivulgaçãoMaior festival de bonecos do país inicia hoje em Teresina (Imagem:Divulgação)Maior festival de bonecos do país inicia hoje em Teresina
A performance de abertura será com o Grupo Giramundo, intitulada Torres Andantes – Monstromania, que aprofunda as experiências do grupo no formato "cortejo", alinhando na rua teatros móveis, com gigantes esculturas cinéticas movidas por tração humana, que acolhem em seu interior animados marionetes. Os colossos de madeira e metal são acompanhados por um exército de bonecos de chão, e por MCs que cantam ao vivo seus hinos hip hop em homenagem a figuras mitológicas como o Minotauro, o Cavalo Alado, o Peixe Abissal, o Castelo do Dragão e o Totem Cosmológico.

Além de serem gratuitos, os espetáculos, que ocorrem em três palcos, vão contar com audiodescrição e tradução simultânea em libras. A programação completa, fotos, vídeos e outras informações podem ser conferidas no site www.sesibonecos.com.br.

Idealizado pela diretora de criação Lina Rosa Vieira, que também é curadora do festival, o Sesi Bonecos teve início em 2004 e, ao longo de sua trajetória, já percorreu os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, totalizando um público de mais de 2 milhões de espectadores. Esta será a terceira vez que o Sesi Bonecos vai a Teresina, que já recebeu o projeto em 2004 e em 2010. Juntas, as duas edições somaram 58 mil espectadores.
Imagem: DivulgaçãoMaior festival de bonecos do país inicia hoje em Teresina (Imagem:Divulgação)Maior festival de bonecos do país inicia hoje em Teresina
Além da praça, os espetáculos acontecem nas barracas dos Mestres tradicionais mamulengueiros. Na programação, peças clássicas e radicalmente contemporâneas como o espetáculo “Circo dos Fios”, de Victor Antonov da Rússia, que se apresenta em 23 de novembro, mostrando um pequeno circo onde apresenta uma mistura de humor e ternura, com bonecos manipulados com maestria e ritmo ágil para espectadores de todas as idades. No Sesi Bonecos, o intercâmbio de linguagens vai além da variação das técnicas, dialogando com o cinema, a fotografia, a literatura e a música, uma vez que todas estarão contempladas na Praça.

"A ocupação do espaço público pelo público, para vivenciar o mistério simbólico e metafórico do boneco, explorado em suas mais diversas possibilidades, é um legítimo espetáculo de democracia cultural e de estímulo ao lúdico e à inteligência”, diz Lina Rosa.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.