Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Maior radiotelescópio do mundo é inaugurado na China

O equipamento custou US$ 180 milhões.

  • Foto: Tv GloboRadiotelescópioRadiotelescópio

O maior radiotelescópio do mundo foi acionado neste domingo (25) pela China. Com 500 metros de diâmetro, o equipamento deve contribuir para a pesquisa do universo, segundo a imprensa local.

Conhecido por sua sigla em inglês FAST, o radiotelescópio fica em uma região montanhosa da província de Guizhou (sudoeste) e sua construção, que foi iniciada em 2011, chegou ao fim no início de julho deste ano.

O orçamento do projeto foi de 1,2 bilhões de iuanes, o que equivale a US$ 180 milhões. A bandeja do radiotelescópio é formada por 4.450 painéis, que constituem uma superfície equivalente a trinta campos de futebol, e seu meio quilômetro de diâmetro supera o de Arecibo, até então, o maior radiotelescópio do mundo, com seus 305 metros.

A região foi escolhida para a construção do equipamento devido a seu isolamento de áreas densamente povoadas e a que sua formação orográfica premiria realizar a construção da bacia com menos obras de preparação do terreno. De acordo com informações do G1, o radiotelescópio será usado para analisar ondas procedentes do espaço para ajudar na compreensão do universo e também na busca de vida extraterrestre.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.