Fechar
GP1

Brasil

Maioria do STF vota pelo envio de denúncia contra Temer à Câmara

Foram sete votos favoráveis e um contra. Apenas Gilmar Mendes defendeu que a denúncia voltasse para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

O Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria dos votos, se manifestou nesta quarta-feira (20) contra o pedido de suspensão do envio da nova denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) à Câmara dos Deputados. Apesar da decisão, o julgamento irá retornar, porque ainda faltam os votos de três ministros, informou o G1.

Foram sete votos favoráveis e um contra. Apenas Gilmar Mendes defendeu que a denúncia voltasse para a Procuradoria-Geral da República (PGR). O relator do processo, Edson Fachin, e os demais ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski foram contra a suspensão. Ainda faltam votar sobre o assunto, os ministros Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Cármen Lúcia.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoMinistros do STFMinistros do STF

“Trata-se de denúncia grave, principalmente porque se refere ao chefe máximo de nossa nação. Nem por isso compete a nós deixar de observar o devido processo legal. O momento é de aguardar o juízo político que antecede o juízo jurídico”, disse o ministro Luiz Fux na sessão.

O presidente Michel Temer foi quem encaminhou o pedido para evitar que a denúncia fosse encaminhada a Câmara dos Deputados e retornasse para a PGR, até que fossem encerradas as investigações sobre suposta omissão de informações por parte dos executivos da J&F que fizeram delações premiadas que acabaram comprometendo o presidente.

Foram com as provas apresentadas pelos delatores que o ex-procurador-geral de justiça, Rodrigo Janot, conseguiu apresentar duas denúncias contra Temer. A primeira acabou não sendo aceita pelos deputados e a segunda denúncia, após decisão dos ministros, deve seguir para votação na Câmara. Trazendo mais instabilidade ao governo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.