Fechar
GP1

Política

Maioria no STF vota por manter Cunha afastado da Câmara

Dos 11 ministros, 7 já haviam votado a favor da suspensão do mandato de Cunha.

Nesta quinta-feira (5), a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor do afastamento do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara. Até as 17h10, 7 dos 11 ministros já haviam se manifestado favoráveis ao pedido de Rodrigo Janot.

Os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cámen Lúcia concordaram o ministro Teori Zavaski. Ainda faltavam os votos de Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski.
Imagem: Cida Sampaio / Estadão ConteúdoO presidente da Câmara, Eduardo Cunha, durante protesto com notas de dólar falso na Câmara(Imagem:Cida Sampaio / Estadão Conteúdo)O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, durante protesto com notas de dólar falso na Câmara

A medida foi recomentada pelo Procurador-Geral da República Rodrigo Janot, sob o argumento de que Cunha usa o poder do cargo para atrapalhar as investigações d Operação Lava Jato e a análise da cassação de seu mandato no Conselho de Ética da Câmara.

O pedido de Janto não inclui a cassação do mandato de Cunha, que só pode ser decidido pelos 513 deputados. O afastamento vale até que Janot entenda que não há mais perigo de Cunha interferir no caso.

Com o afastamento de Cunha, o deputado Waldir Maranhão, vice-presidente da Câmara e aliado do peemedebista, assumiu a presidência da Casa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.