Piauí - Esperantina

Mais de 1200 exames de mamografia serão realizados em Esperantina

Durante a abertura uma equipe de profissionais da saúde realizou atividades físicas para dar maior tranquilidade as pacientes.

- atualizado

A Prefeitura Municipal de Esperantina, através da secretaria de Saúde, em parceria com a Sesapi, iniciou nessa segunda-feira (09) as atividades do Outubro Rosa no mês dedicado a saúde das mulheres.

Serão realizados mais de 1200 exames de mamografia em uma ação de prevenção ao câncer de mama, através do ônibus da central da mama totalmente equipado e os exames são gratuitos.

  • Foto: Divulgação/AscomOutubro Rosa em EsperantinaOutubro Rosa em Esperantina

Para ter acesso aos exames da mama, as pessoas devem procurar seu agente de saúde ou a unidade básica de saúde mais próxima e agendar. Durante a abertura das atividades a prefeita Vilma Amorim e a secretaria de saúde Elizângela Amorim, orientaram as mulheres sobre os riscos da doença e a importância da prevenção.

"Estamos contando com o apoio de todas as equipes de saúde da família, porque são elas que conhecem direito os pacientes, portanto, é importante que cada um que está aqui avise sua vizinha, sua amiga que até o dia 21 o ônibus estará aqui, em dois turnos, manhã e tarde", disse a secretaria.

  • Foto: Divulgação/AscomPrefeita Vilma AmorimPrefeita Vilma Amorim

A prefeita Vilma Amorim falou que os serviços são ofertados de forma gratuita para atender o maior número de mulheres possíveis. "Fazer o exame é uma forma da gente se prevenir, fiquem tranquilas, o exame não dói e é muito importante para prevenir uma doença grave que tem levado muitas vidas e nós não queremos que mais mulheres percam suas vidas pela falta de uma mamografia", falou a prefeita.

Durante a abertura uma equipe de profissionais da saúde realizou atividades físicas para dar maior tranquilidade as pacientes. O ônibus está atendendo na Praça Leônidas Melo no centro de Esperantina.