Fechar
GP1

Piauí

Mais de 4 milhões documentos públicos serão digitalizados no Piauí

No Conselho de Educação, será feita a digitalização de documentos de todas as escolas do Piauí, desde o ano de fundação do Conselho, em 1963.

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) realizou um treinamento para a implantação do programa de gestão de Digitalização de Documentos de órgãos públicos do Estado. A expectativa é sejam digitalizados documentos desde o ano de 1955 até os dias atuais, totalizando aproximadamente 4 milhões de documentos. Foram capacitados servidores da Sedet, Secretaria de Governo, Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapepi), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Conselho Estadual de Educação.

De acordo com o superintendente de Ciência e Tecnologia da Sedet, Francisco Soares, “a Secretaria de Desenvolvimento Econômico será pioneira no arquivamento digital de documentos”. Somente na Uespi, são estimados mais de 500 mil registros acadêmicos, de alunos e ex-alunos da instituição.

No Conselho de Educação, será feita a digitalização de documentos de todas as escolas do Piauí, desde o ano de fundação do Conselho, em 1963. Na Secretaria de Governo, as etapas de digitalização contemplarão os documentos referentes às leis e aos decretos, jurídico e de projetos, datados a partir de 1955.

A digitalização dos documentos terá início em agosto e será realizado nas próprias instituições. Com a digitalização, vários serviços serão facilitados, como prestação de contas, sistema de gerenciamento de arquivos e certificação digital. Todos os documentos terão arquivamentos digitais em alta definição. “É uma verdadeira revolução no processo de gestão de documentos no Estado”, afirma Soares.

A funcionária Carla Patrícia, que trabalha no setor de convênios da Sedet, ratifica a fala do superintendente. “Não há como explicar o tamanho da facilidade na hora de procurar um documento. No setor onde eu trabalho, por exemplo, são milhares de processos”, declarou.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.