Fechar
GP1

Piauí

Mais de 600 mulheres são atendidas no Programa Amigos do Peito

O projeto leva mamografias a mulheres de Teresina e mais oito municípios piauienses.

Em apenas três semanas, o Programa Amigos do Peito atendeu 682 mulheres para o rastreamento e diagnóstico do câncer de mama. Esses números referem-se ao atendimento realizado em Teresina, Colônia do Gurgueia, Elizeu Martins, Alvorada do Gurgueia, Manoel Emídio, Uruçuí, Sebastião Leal, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro. Nesse sábado (5), a Secretaria de Estado da Saúde encerrou a semana contemplando os Tabuleiros do Alto Parnaíba, que no ano passado não registrou nenhuma mamografia realizada naquele território.

“Nossa prioridade é disponibilizar a carreta naqueles locais onde chamamos ‘vazios assistenciais’, ou seja, onde não houve registro de realização de mamografia naquele lugar. Ainda temos muitos roteiros a percorrer, mas certamente, esses números nos motivam a continuar a nossa corrida contra o câncer, atendendo às mulheres o mais próximo possível de seu município”, explica o secretário Francisco Costa.
Imagem: James AlmeidaA dona de casa Rosa Maria Conceição, de 62 anos, fez a mamografia pela primeira vez(Imagem:James Almeida)A dona de casa Rosa Maria Conceição, de 62 anos, fez a mamografia pela primeira vez

No território Tabuleiros foram atendidas 235 mulheres, como a dona de casa Rosa Maria Conceição, de 62 anos, que fez a mamografia pela primeira vez. Avisada do Programa por uma amiga, no início dona Rosa ficou preocupada pois não sabia como era o acesso para realizar o exame. "Disse para minha amiga que não tinha dinheiro, fiquei preocupada até que ela me tranquilizou e disse que era de graça", comenta.

Moradora do bairro Aeroporto, em Uruçuí, a dona de casa fez a consulta com o médico do Programa Saúde da Família, que fez o encaminhamento para a realização do exame. "A gente tem que se prevenir, tenho problema de coração e não tenho como ir a Teresina fazer um exame desses". Com renda mensal de um salário mínimo, dona Rosa sempre prezou pelo cuidado com a saúde. "É bom viver, tinha uma vida muito sofrida, viúva duas vezes, muitos filhos e netos pra criar, e uma oportunidade como essa é única, tem que aproveitar", enfatiza. Esse exame é a certeza de que "pelo menos estou me prevenindo", afirma.

Os resultados dos exames serão disponibilizados aos municípios, que deverão encaminhar às mulheres atendidas. Caso apresentem imagens sugestivas de câncer de mama, após a realização da mamografia, a mulher será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.