Fechar
GP1

Mundo

Mais duas cidades iraquianas são tomadas por grupos islamistas

A ascensão do ISIS poderia provocar um conflito tanto com o governo xiita do premiê iraquiano, Nouri Maliki, quanto com o Irã.

Nesta sexta-feira (13), militantes islamistas no Iraque tomaram mais duas cidades, aumentando as áreas sobre seu controle no país e intensificando os temores de uma ofensiva contra Bagdá.

Os islamistas sunitas do Estado Islâmico do Iraque e Levante (ISIS, na sigla em inglês) ocuparam Saadiya e Jalawla na província de Diyala. As forças de segurança do governo abandonaram suas bases na região.

Imagem: ReutersA ascensão do ISIS poderia provocar um conflito tanto com o governo xiita do premiê iraquiano, Nouri Maliki, quanto com o Irã.(Imagem:Reuters)A ascensão do ISIS poderia provocar um conflito tanto com o governo xiita do premiê iraquiano, Nouri Maliki, quanto com o Irã.

O ISIS já havia ocupado anteriormente as cidades de Mosul e Tikrit. Analistas temem que os insurgentes islamistas sunitas estejam se deslocando rumo ao sul, em direção a Bagdá e outras áreas controladas pela maioria xiita, que os militantes sunitas veem como "infieis". Com informações da BBC Brasil

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.