Fechar
GP1

Política

Marcelo Castro afirma que Eduardo Cunha defende distritão porque ""é rico""

"O distritão vai beneficiar os mais endinheirados, aqueles com as campanhas mais ricas, os pastores evangélicos, as celebridades (...)", criticou o relator da reforma política.

O deputado federal Marcelo Castro (PMDB) afirmou ao jornalista Lauro Jardim, da coluna Radar On-Line, do site da Veja, que o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB), defende o modelo distritão porque “é rico”.

Marcelo Castro foi escolhido pelo próprio Eduardo Cunha para ser o relator da reforma política. Os dois têm entrado em atrito porque Marcelo defende o voto distrital misto, enquanto Eduardo defende o distritão.
Imagem: Luiz Macedo / Agência CâmaraMarcelo Castro(Imagem:Luiz Macedo / Agência Câmara)Marcelo Castro
No modelo distritão, os deputados mais votados em cada estado são eleitos. Dessa forma não existem mais coligações proporcionais. Já no voto distrital misto, os eleitores têm dois votos: um para candidatos no distrito e outro para as legendas (partidos).

Marcelo Castro disse que o distritão beneficia os "endinheirados" e que Eduardo Cunha acabaria se beneficiando com esse sistema já que "é rico". Apesar da crítica, Marcelo tentou amenizar a situação ao dizer que acredita que Eduardo só defende o distritão por acreditar que essa é a melhor opção para o Brasil.

“O distritão intensifica os problemas que já ocorrem hoje. O distritão vai beneficiar os mais endinheirados, aqueles com as campanhas mais ricas, os pastores evangélicos, as celebridades e os que têm grandes corporações, como sindicatos, por trás de suas candidaturas. As pessoas comuns estão sendo afastadas da política. O Eduardo é rico. Ele se favorece com esse sistema. Mas tenho certeza de que ele defende o distritão porque acredita que seja o melhor para o Brasil”, disse.

Imagem: Ailton de Freitas / Agência O GloboEduardo Cunha (Imagem:Ailton de Freitas / Agência O Globo)Eduardo Cunha 

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.