Fechar
GP1

Política

Marcelo Castro é substituído da relatoria da reforma política e diz que fez "papel de bobo"

Em seu lugar assume o deputado Rodrigo Maia que foi o presidente da comissão da qual Castro foi o relator.

O deputado federal Marcelo Castro não é mais relator da reforma política. O piauiense foi substituído pelo deputado Rodrigo Maia que foi o presidente da comissão da qual Castro foi o relator.

Em entrevista ao O Estado de S. Paulo, Marcelo Castro disse que fez papel de bobo: "Fizemos papel de bobo. Três meses trabalhando ardualmente e não vamos votar o relatório, que já está pronto há 20 dias. O relatório era só 99% do que ele [Eduardo Cunha] queria. Mas ele queria 100%", desabafou o relator. O peemedebista considera que o esforço de toda a comissão foi "jogado no lixo"".
Imagem: Lucas Dias/GP1Marcelo Castro(Imagem:Lucas Dias/GP1)Marcelo Castro
O texto da reforma política está previsto para ser votado nesta terça-feira (26) na Câmara dos Deputados. A proposta vai diretamente ao plenário, depois que líderes partidários decidiram nesta segunda (25) não votar o texto na comissão especial que analisou o tema na Casa.

Em entrevista ao G1, o novo relator, Maia, disse que se sente "confortável" de assumir a relatoria do projeto. Para Maia, "ninguém foi feito de bobo". Ele disse ainda  que prevaleceu a vontade da maioria dos líderes de votar a reforma política diretamente em plenário.
Imagem: DivulgaçãoDeputado Rodrigo Maia(Imagem:Divulgação)Deputado Rodrigo Maia
"Ninguém foi feito de bobo. Ele [Castro] está sabendo há muito tempo a vontade do presidente da Câmara e do líder do partido dele, e o processo esticou até o limite de se tentar construir um texto que tivesse apoio. E, quando hoje no almoço, todos os partidos presentes e alguns que foram contactados por telefone entenderam que era melhor ir direto para o plenário, não era uma questão pessoal de A, de B ou de C, era a vontade de todos aqueles que representam os 513 deputados, inclusive o partido dele", afirmou Maia.

O novo relator disse ainda que apenas o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ), o vice-líder do PT, Henrique Fontana (RS), e a líder do PC do B, Jandira Feghali (RJ) não apoiaram a decisão.

*Com informações do Estadão e G1


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.