Fechar
GP1

Saúde

Marcelo Castro participa de seminário sobre Dengue, Chikungunya e Zika

O Ministro da Saúde, Marcelo Castro , disse que o Plano de Combate ao mosquito Aedes Agypti está percorrendo diversos estados brasileiros.

O Seminário sobre Dengue, Chikungunya e Zika: Controle e intervenção na saúde iniciou sua programação nesta sexta-feira (22), no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil- Secção Piauí, no centro de Teresina. Os debates e palestras sobre as temáticas ocorrerão também neste sábado (23).

Com a presença do ministro da saúde Marcelo Castro, do governador Wellington Dias, do prefeito Firmino Filho e demais autoridades piauienses, como o secretário estadual de saúde, Francisco Costa, o evento discutiu sobre as viroses, Dengue, Chinkungunya e Zika, com o objetivo de fortalecer os serviços de saúde para o enfrentamento do vetor, Aedes Aegypti, de tais doenças. Membros da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) trouxeram orientações técnicas a nível de pesquisas sobre o assunto.
Imagem: Renayra de Sá/GP1Mesa de Honra do Seminário sobre Dengue, Chikungunya e Zika(Imagem:Renayra de Sá/GP1)Mesa de Honra do Seminário sobre Dengue, Chikungunya e Zika
O Ministro da Saúde, Marcelo Castro , disse que o Plano de Combate ao mosquito Aedes Agypti está percorrendo diversos estados brasileiros. “2015 foi o ano que tivemos o maior número de casos de dengue no Brasil. Um milhão e seiscentos mil pessoas tiveram dengue e mais de oitocentas morreram. E a situação está muito mais grave, pois agora tem a zika , e nós provavelmente só venceremos essa batalha, quando tivermos em definitivo uma vacina contra esta doença, e os nossos laboratórios, já estão em associação com órgãos internacionais para desenvolver o mais rápido possível uma vacina para o vírus”, destacou.
Imagem: Renayra de Sá/GP1Ministro da Saúde, Marcelo Castro(Imagem:Renayra de Sá/GP1)Ministro da Saúde, Marcelo Castro
O secretário de Saúde, Francisco Costa, ressaltou a importância do combate ao vetor Aedes Aegypti e informou que o Centro de Referência, localizado na Maternidade Dona Evangelina Rosa está prestando assistência aos bebês que foram diagnosticados com microcefalia no Piauí.

“Hoje fizemos uma discussão com a participação do Ministério da Saúde e da Fiocruz, para que pudéssemos nos aprofundar ainda mais sobre essa problemática que estamos vivenciando, principalmente, por conta do aumento do caso de microcefalia que está relacionado com o Zika Vírus. Com o início do período chuvoso, aonde nós temos a maior probabilidade de proliferação do mosquito, e que, por sua vez, isso aumenta os riscos de infecções, estamos atuando no sentindo de sensibilizar os municípios a intensificarem suas ações para a prevenção do combate ao vetor e cuidados e assistência aos casos que venham ser diagnosticados com alguma dessas arboviroses”, disse ao GP1.
Imagem: Renayra de Sá/GP1Secretário de Saúde, Francisco Costa(Imagem:Renayra de Sá/GP1)Secretário de Saúde, Francisco Costa
Rodrigo Stabell, vice-presidente da Fiocruz, afirmou que o desafio mais urgente com relação ao vírus é criação de mecanismos de diagnósticos diante da infecção, sobretudo em gestantes. “De imediato, a Fiocruz propôs um estudo para o entendimento da biologia do vírus, de como ele funciona e as medidas diagnósticas. Nós vamos entregar ao Ministério da Saúde cerca de 500 mil testes para a prevenção e diagnóstico do vírus, dentre estes, testes moleculares e sorológicos que deverão ser apresentados no prazo máximo de cinco meses”, destacou.
Imagem: Renayra de Sá/GP1Vice-presidente da Fiocruz, Rodrigo Stabell(Imagem:Renayra de Sá/GP1)Vice-presidente da Fiocruz, Rodrigo Stabell
O governador Wellington Dias comentou sobre os testes realizados pela Fiocruz, que tem feito experiências com mosquitos da dengue infectados com uma bactéria para contaminar outros insetos e combater doença. O governador disse que tem interesse de trazer essa experiência para o Piauí. “Nós estamos estudando todas as alternativas, a mais nova é uma bactéria que combate fortemente o mosquito. A informação inicial da Fiocruz é que ela é exitosa e o Piauí quer experimentar”, disse.
Imagem: Renayra de Sá/GP1Governador Wellington Dias(Imagem:Renayra de Sá/GP1)Governador Wellington Dias
Durante o evento, o ministro da saúde Marcelo Castro foi questionado pelo GP1 sobre a matéria da Folha de São Paulo informando que o governo estaria insatisfeito com o seu desempenho. Bem sucinto, Marcelo Castro apenas disse que a informação “não é verdade”.

Imagem: Renayra de Sá/GP1Marcelo Castro e Wellington Dias(Imagem:Renayra de Sá/GP1)Marcelo Castro e Wellington Dias
Imagem: Renayra de Sá/GP1O seminário sobre o vírus ocorrerá tamém amanhã (23)(Imagem:Renayra de Sá/GP1)O seminário sobre o vírus ocorrerá tamém amanhã (23)
Imagem: Renayra de Sá/GP1Prefeito de Teresina, Firmino Filho(Imagem:Renayra de Sá/GP1)Prefeito de Teresina, Firmino Filho
Imagem: Renayra de Sá/GP1palestra apontando os desafios de combate ao vírus(Imagem:Renayra de Sá/GP1)palestra apontando os desafios de combate ao vírus
Imagem: Renayra de Sá/GP1Participantes do Seminário sobre Dengue, Chikungunya e Zika(Imagem:Renayra de Sá/GP1)Participantes do Seminário sobre Dengue, Chikungunya e Zika
Imagem: Renayra de Sá/GP1Seminário sobre Dengue, Chikungunya e Zika(Imagem:Renayra de Sá/GP1)Seminário sobre Dengue, Chikungunya e Zika
Imagem: Renayra de Sá/GP1Sede da OAB Secção-Piauí(Imagem:Renayra de Sá/GP1)Sede da OAB Secção-Piauí


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.