Fechar
GP1

Saúde

Marcelo Castro torce para que mulheres tenham zika antes da idade fértil

"Vamos torcer para que mulheres antes de entrar no período fértil peguem a zika, para elas ficarem imunizadas pelo próprio mosquito. Aí não precisa da vacina", disse o ministro da Saúde.

 Durante pronunciamento nesta quarta-feira (13), o ministro da Saúde Marcelo Castro (PMDB – PI) brincou ao comentar que torceria para que as mulheres se contaminem pelo Zika antes de iniciar a idade fértil. O ministro se referiu aos mais de 3.500 casos de microcelafia associados ao Zika vírus em bebês no país.
Imagem: Lucas Dias/GP1Marcelo Castro(Imagem:Lucas Dias/GP1)Marcelo Castro
Segundo reportagem de Veja, o comentário foi feito quando Marcelo Castro falava sobre projetos de desenvolvimento de vacina contra o vírus, que chegou ao Brasil em 2015 e já circula em 20 estados.
 
O ministro declarou que, uma vez desenvolvida, a vacina seria fornecida para parte da população considerada mais suscetível. "Não vamos dar vacina para 200 milhões de brasileiros. Mas para pessoas em período fértil. E vamos torcer para que mulheres antes de entrar no período fértil peguem a zika, para elas ficarem imunizadas pelo próprio mosquito. Aí não precisa da vacina", disse, em tom de brincadeira.

Vacina

Três laboratórios públicos se preparam para iniciar projetos para desenvolvimento de vacinas que protejam contra o zika. Castro, afirmou que Evandro Chagas, Biomanguinhos e Instituto Butantã já começam a se articular para, em colaboração com outros centros de pesquisa internacionais, iniciar as pesquisas.

Microcefalia no Piauí

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Piauí tem 62 casos de suspeita de microcefalia em 25 municípios, o que representa um aumento de 11% em relação à última semana epidemiológica.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.