Fechar
GP1

Política

Marcus Vinicius Furtado participa de conferência no Piauí

A abertura vai contar com a participação do advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ex-presidente do Conselho Nacional da OAB, que falou sobre o “O Novo CPC e Garantias Constitucionais”.

Acontece, na noite tarde desta quinta-feira (10), às 14 horas, a abertura da quarta edição da Conferência Estadual da Advocacia do Piauí. O evento segue até a próxima sexta-feira (11), no auditório da OAB-PI, em Teresina.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Conferência Estadual da Advocacia do Piauí Conferência Estadual da Advocacia do Piauí

A abertura vai contar com a participação do advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ex-presidente do Conselho Nacional da OAB, que falou sobre o “O Novo CPC e Garantias Constitucionais”.

Marcus Vinicius explicou sobre a semana do advogado e a criação dos cursos de direito: “Esse é um momento de congressamento da advocacia do Piauí. Nós temos essa semana do advogado para marcar o dia 11 de agosto, que é o dia da criação dos cursos de direito no Brasil, e portanto, dia do advogado. Os cursos de direito foram criados com o objetivo de gerar no Brasil um grupo capaz de gerir o país, de elaborar lei, de aplicá-las, de criar um Estado de Direito, então o curso de direito hoje não cumpre apenas essa missão, mas tem também um pouco dessa missão, de preparar profissionais que vão exercer o poder de Estado e isso aumenta a responsabilidade de quem faz o direito, de ter uma visão justa, igualitária, que assegura a liberdade, uma visão que cria uma maior justiça no nosso país”, declarou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho Advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho

Segundo Marcus Vinicius, o seu objetivo é passar otimismo aos congressistas: “Irei passar uma palavra de otimismo para os advogados, no sentido de que muitos estão em dificuldade. Esse é um momento de transformação, o mundo está em transformação, o Brasil também. É um momento de incertezas, mas é um momento também que gera oportunidades para quem aproveita os desafios, isso me parece que deve estimular os advogados, estudantes, a contribuir sempre tendo em vista aquela frase de Evandro Lins e Silva segundo o qual ‘O advogado é antes de tudo um cidadão’, nós devemos nos preocupar com os nossos clientes, com as nossas causas, mas também devemos ter sempre em mente o país que vivemos, a sociedade que queremos para contribuir de forma adequada por um mundo melhor”, finalizou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Chico Lucas Chico Lucas

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, também falou sobre a importância da conferência: “A importância é reforçar as prerrogativas do advogado como uma garantia constitucional dos cidadãos frente às violações, à violência estatal, arbítrio. O que a gente quer reforçar é que a gente tem sempre que escutar os dois lados, não adianta o Estado ter uma narrativa se essa narrativa não corresponde à verdade”, explicou.

“A gente deve combater os crimes e a impunidade, mas sem passar por cima das liberdades individuais pra que a gente não possa cometer injustiças, porque essa injustiça também é uma forma de corrupção do estado democrático de direito”, finalizou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Marcus Vinicius e Advogados Marcus Vinicius e Advogados

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.