Fechar
GP1

Piauí

Maternidade Dona Evangelina Rosa é certificada no Método Canguru

O método consiste em colocar o bebê em contato pele a pele, recebendo o calor do corpo da mãe ou do pai, caracterizando uma assistência neonatal.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliar Método Canguru(Imagem:Divulgação) Método Canguru
Foi descerrada na da última sexta-feira (31) a placa comemorativa pelo reconhecimento dado à Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), que se tornou referência nacional na prática do Método Canguru, com certificação dada pelo Ministério da Saúde. O método consiste em colocar o bebê em contato pele a pele, recebendo o calor do corpo da mãe ou do pai, caracterizando uma assistência neonatal que estimula o desenvolvimento e ajuda na recuperação de bebês de baixo peso e prematuros.

A solenidade aconteceu no auditório do Instituto de Perinatologia Social, anexo à MDER, e contou com a participação do diretor da Maternidade, Francisco Martins, e equipe técnica, além da superintendente de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, representando o secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras, e da consultora nacional do Método Canguru, Zeni Carvalho Lamy, além de mães e bebês e demais servidores.

O Método Canguru foi iniciado na MDER em 2004, mas, ainda na década de 1980 a obstetra Onesima Nascimento deu os primeiros passos para que a prática mais humanitária pudesse ser adotada pelos profissionais da Maternidade. Foi a partir dela que iniciou-se o trabalho multidisciplinar em aleitamento materno, além dos primeiros ensaios para a prática do Método Canguru e a promoção de festividades. A médica, já falecida, foi homenageada durante toda a solenidade, com pronunciamentos que fizeram menção à sua trajetória na MDER.

Atualmente, são 17 leitos habilitados para o método, que auxilia o desenvolvimento físico e emocional do bebê, além de reduzir o estresse, a dor e o choro do recém-nascido. É pela prática que também se alcança a estabilização do batimento cardíaco, a oxigenação e a temperatura do corpo do bebê.

“Essa certificação comprova o esforço de toda uma equipe técnica, dedicada, incansavelmente, para o sucesso desse método, que revolucionou a atenção à saúde neonatal. Todos estão de parabéns pelo empenho e pelo maravilhoso resultado alcançado”, pontuou Cristiane Moura Fé.

A solenidade contou com apresentação artística, depoimentos de mães de bebês prematuros e de jovens que nasceram prematuros e tiveram total amparo garantido pela MDER. O descerramento da placa comemorativa por seguido por um coquetel, servido aos presentes.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.