Fechar
GP1

Saúde

Médicos cubanos são homenageados por serviços prestados ao Piauí

No Estado estão cerca de 349 profissionais do programa federal "Mais Médicos", sendo que 256 deles são de origem cubana.

Lucas Dias/GP1 1 / 12 Wellington Dias Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 2 / 12 Médico Homenageado Médico Homenageado
Lucas Dias/GP1 3 / 12 Médicas homenageadas Médicas homenageadas
Lucas Dias/GP1 4 / 12 Laura Peyol Torres Laura Peyol Torres
Lucas Dias/GP1 5 / 12 Raúl Gerardo Cubila Jiménez Raúl Gerardo Cubila Jiménez
Lucas Dias/GP1 6 / 12 Governo homenageia médicos cubanos que atuaram no Piauí. Governo homenageia médicos cubanos que atuaram no Piauí.
Lucas Dias/GP1 7 / 12 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 8 / 12 Governador tira foto com Médicos s Governador tira foto com Médicos s
Lucas Dias/GP1 9 / 12 Governador durante seu Pronunciamento Governador durante seu Pronunciamento
Lucas Dias/GP1 10 / 12 Francisco Costa Francisco Costa
Lucas Dias/GP1 11 / 12 Florentino Neto Florentino Neto
Lucas Dias/GP1 12 / 12 Arinaldo Leal Arinaldo Leal

O Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) promoveu na manhã desta segunda-feira (24), no Palácio de Karnak, uma homenagem a profissionais do programa federal “Mais Médicos”. Entre os profissionais, 130 estão encerrando os trabalhos em solo piauiense no mês de novembro.

Existente desde 2013, o Programa Mais Médicos é uma ação do Governo Federal, com apoio de Estados e municípios, que promove a melhoria do atendimento aos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), e leva mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais.

O governador Wellington Dias comentou a homenagem, ressaltando também o desejo de que o trabalho desses profissionais, caso seja necessário, seja executado de forma contínua.

“Estamos aqui para expressar a nossa gratidão a homens e mulheres do Brasil, de Cuba e de outros países, que tomaram a decisão de participar do programa Mais Médico, que tem o conceito de chegar a cada município. No Piauí estamos vencendo muitas doenças, a partir da prevenção, reduzindo o adoecimento, e do outro lado, podendo revelar doenças que as pessoas já tinham e não descobriam, então é uma rede feita pelo coração, com muito amor, por esses profissionais da saúde. Acho que o Brasil vai se preparar cada vez mais para ampliar a formação na área da saúde. Acho também que isso contribui para gente ter uma formação mais adequada para a saúde preventiva, para a saúde na família, e aqui da nossa parte, neste momento que muitos estão voltando para seus países, fizemos questão de fazer esse momento de homenagem por tudo que representou de melhoria na qualidade de vida no Piauí”, afirmou Wellington Dias.

Quanto à possibilidade de renovação de contrato do Mais Médico no Brasil, Wellington Dias declarou: “claro que vamos trabalhar com todos os governadores, com todos os municípios, para que o programa seja mantido, ou seja, não falta recursos para aquilo que é essencial para as pessoas, e da parte do Estado, é claro, vamos trabalhar parcerias, para ter uma estrutura cada vez melhor. Nossa missão é priorizar, como é para o Brasil, primeiro os médicos brasileiros. Não tendo mais condições de médicos brasileiros, é que a legislação permite poder contratar de qualquer país que tenha profissionais dispostos a trabalhar onde o país precisa”.

A cônsul geral de Cuba para o Nordeste do Brasil, Laura Peyol Torres, em nome de todos os médicos homenageados disse que a população piauiense, que foi atendida pelos profissionais do “Mais Médicos”, está satisfeita com o trabalho por eles executado.

“Concluímos o primeiro ciclo de três anos no programa. Eu acho que essa é a principal mostra de que o programa está funcionando bem e está sendo implementado. Realmente, a satisfação das pessoas é grande. Esse evento de hoje é uma amostra de que os dirigentes estão sentindo esse retorno da população com relação ao atendimento dos médicos”, comentou.

Mais Médicos no Piauí

O Programa Mais Médicos leva médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais procurando resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão. O Programa do Governo Federal está em atuação no Piauí há cerca de três anos. No Estado estão cerca de 349 profissionais, sendo que 256 deles são de origem cubana. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.