Fechar
GP1

Saúde

Médicos do Piauí decidem hoje em assembleia sobre paralisação

Ontem (29), o Simepi esteve reunido com o Governo Estadual e o Ministério Público.

O Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi) vai se reunir nesta quinta-feira (30) em assembleia juntamente com a categoria para decidirem sobre a continuidade ou fim da paralisação dos profissionais de saúde do Estado.

A classe médica da rede pública estadual está com as atividades suspensas desde a última terça-feira (28), após decisão da categoria em assembleia no dia 24 de junho. Os profissionais da saúde resolveram paralisar por três dias por conta do descumprimento do Governo de acordo firmado em 2015.
Imagem: Ascom/ MP-PISindicato dos Médicos dialoga com Governo do Piauí(Imagem:Ascom/ MP-PI)Sindicato dos Médicos dialoga com Governo do Piauí
As reivindicações são sobre o reajuste salarial que deveria ter acontecer em três etapas: maio de 2016 (não realizado), 2017 e 2018, o enquadramento para determinados profissionais ativos e a revisão do enquadramento para aposentados e pensionistas. A Secretaria de Saúde (Sesapi) informou que não poderá cumprir o acordo e nem estipulou prazos para o cumprimento.

Ontem (29), o promotor de Justiça Márcio Franca por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, com atribuições de defesa do direito à saúde, coordenou uma reunião entre o sindicato e os secretários da Saúde, Francisco Costa e da Administração (Sead), Franzé Silva.

O secretário Franzé afirmou que as limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal impediram a realização da medida. “O Piauí registrou queda de receita a partir de 2015, o que inviabiliza, no momento, o aumento de despesa com pessoal. Existem, portanto, dificuldades financeiras e legais”, destacou. Ele porém, se comprometeu em dialogar novamente com a classe em agosto, se as despesas estiverem abaixo do limite prudencial estabelecido pela LRF.

A presidente do Simepi, Lúcia Santos, vai repassar à categoria o que foi discutido com o Governo. Uma nova assembleia está marcada para hoje (30), às 19h na sede do sindicato (Simepi), situado no Centro de Teresina. Em seguida, será comunicado o resultado da deliberação ao Ministério Público.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.