Fechar
GP1

Economia e Negócios

Meirelles diz que dívida vai cair com controle de gastos

O ministro acredita que a dívida pública cairá em relação ao PIB.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, declarou por áudio divulgado durante evento com o setor empresarial na noite desta quinta-feira (22), em São Paulo, que a dívida pública do país passará a cair daqui a alguns anos com a implantação das medidas que limitam o crescimento dos gastos públicos.

Para o ministro, as atuais incertezas na economia estão sendo enfrentadas na medida em que o governo está propondo no Congresso a emenda constitucional que cria um teto para o aumento das despesas públicas pela inflação. “Tudo isso fará com que a dívida pública passe a crescer com moderação, atingir o pico e passar a cair depois de alguns anos”, disse.

De acordo com informações do G1, o Tesouro Nacional estima que dívida pública brasileira poderá subir para R$ 3,3 trilhões em 2016. A dívida inclui os endividamentos interno e externo do governo, que subiu de 2,77% em junho, para R$ 2,95 trilhões.

O ministro comparou ainda, as medidas de controle fiscal do governo à aplicação de um remédio. Segundo ele, não pode ser fraco e nem forte demais, para que "o paciente tenha as causas da doença resolvidas". "O novo regime fiscal com as despesas públicas crescendo igual a zero faz com que o percentual da dívida passa a cair em relação ao PIB", afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.