Fechar
GP1

Política

Meirelles pede maior engajamento do setor privado contra a crise

O ministro voltou a defender a PEC que cria um teto para os gastos públicos, e a reforma da Previdência como o ponto de partida para retomar o crescimento econômico do país.

Nesta segunda-feira (21), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles fez um apelo por "maior engajamento do setor privado" para ajudar o país a sair da crise. Meirelles afirmou que além da aprovação de medidas como a que limita os gastos públicos e a reforma da Previdência, empresários precisam auxiliar o governo a "realmente mudar o rumo" da economia.

De acordo com a Folha de São Paulo, Meirelles relatou que "serão necessárias medidas adicionais" para que o Brasil saia da recessão no próximo ano, no entanto, o programa de privatizações, concessões e outorgas, anunciado pelo governo com 34 novos projetos, será o reflexo do engajamento do setor privado.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoHenrique MeirellesHenrique Meirelles

O ministro voltou a defender a PEC que cria um teto para os gastos públicos, e a reforma da Previdência como o ponto de partida para retomar o crescimento econômico do país. "É preciso ter foco na contenção permanente de despesas e aumento temporário da receita como, por exemplo, o programa de repatriação que foi feito recentemente e que pode ter mais uma fase aprovada pelo Congresso. [...] Foco na redução da dívida pública, na redução do papel do Estado e na competitividade", disse Meirelles.

E por fim, Meirelles chamou de "lúcida" a reforma previdenciária, que deve estabelecer uma idade mínima para a aposentadoria. "É preciso estar melhor entendido e melhor comunicado que, de fato, temos um piso e que esse piso, de partida, é maior do que está previsto na Constituição hoje para a saúde, por exemplo. [A PEC do teto] garante sim as questões fundamentais de saúde e educação", finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.