Fechar
GP1

Piauí

Menor piauiense que fugiu para o Rio Grande do Sul é localizada

Os defensores Gérson Henrique Sousa e Juliano Leonel foram os responsáveis pela ação.

A Defensoria Pública do Estado do Piauí conseguiu, por meio de um Mandado de Busca e Apreensão, a localização de uma menor de 14 anos, natural de Teresina, que fugiu para a cidade de Bom Princípio, estado do Rio Grande do Sul, onde pretendia morar com um homem de 29 anos que conheceu por meio da rede social Facebook.

A Defensoria tomou conhecimento do caso por meio do defensor público Gérson Henrique Silva Sousa, titular da Defensoria Pública Regional de Castelo do Piauí, que foi procurado por familiares da menor durante o último fim de semana, oportunidade em que relataram a fuga e o destino para a qual tinha seguido. Ciente dos fatos, Gérson Henrique Sousa contactou o Plantão Judiciário da Defensoria Pública em Teresina, na pessoa do defensor público Juliano de Oliveira Leonel, que imediatamente fez o pedido de busca e apreensão.
Imagem: Lázaro LemosDefensor Gérson Henrique, titular da Defensoria Pública Regional de Castelo do Piauí(Imagem:Lázaro Lemos)Defensor Gérson Henrique, titular da Defensoria Pública Regional de Castelo do Piauí

Após ser expedido o mandado, a menor foi localizada e apreendida pela Brigada Militar de Bom Princípio/RS e encaminhada ao Conselho Tutelar daquela cidade, onde aguarda a presença de um familiar para trazê-la de volta ao Piauí.

O defensor público Gerson Henrique Sousa explicou o que aconteceu. "Tomei conhecimento do fato no último sábado por intermédio de funcionária do Fórum de Castelo do Piauí, Yara Amorim, a qual me informou que o pai da adolescente procurou-a aduzindo que a filha teria viajado escondida de Teresina para a cidade de Bom Princípio/RS, a fim de morar com um rapaz que conheceu no Facebook. Segundo o pai, foi o rapaz quem pagou a passagem aérea da adolescente e marcou todo o encontro por meio da referida rede social. De imediato, contatei o plantão da Defensoria Pública, na pessoa de Juliano Leonel, o qual solicitou a imediata presença do pai da adolescente no plantão defensorial. De pronto, Juliano ajuizou medida cautelar de busca e apreensão da adolescente, que foi deferida pelo Poder Judiciário piauiense e cumprido na cidade de Bom Princípio/RS. Hoje, a garota está a salvo, esperando no Conselho Tutelar da referida cidade gaúcha o retorno para sua casa", disse o defensor.
Imagem: DivulgaçãoDefensor Juliano Leonel(Imagem:Divulgação)Defensor Juliano Leonel
Para Juliano de Oliveira Leonel, a atitude do pai e ação rápida da Defensoria Pública e da Justiça foram fundamentais para o êxito. "Atendendo ao pedido de Gerson, o pai procurou o plantão da Defensoria Pública desesperado e relatou que acabara de descobrir que sua filha havia fugido para o Rio Grande do Sul atrás de um rapaz com o qual mantinha um relacionamento sigiloso. Ele descobrira o paradeiro da filha pelo Facebook e obtivera informações na empresa aérea que a levou até Bom Princípio/RS. O que a Defensoria Pública fez foi rapidamente apresentar um pedido de busca e apreensão da adolescente na 1ª Vara da Infância e da Juventude de Teresina, já que havia o receio de ela se deslocar para outro país, pois a citada cidade gaúcha fica perto da fronteira com o Uruguai e Argentina. O juiz plantonista, Antônio Lopes de Oliveira, deferiu de plano o pedido, o qual foi cumprido diligentemente pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul e pelo Conselho Tutelar local, órgãos que já haviam sido contactados pela Defensoria Pública. Deu tudo certo. Falta agora a garota voltar para Teresina, o que já está sendo providenciado junto à Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Estado do Piauí", informou o defensor.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.