Fechar
GP1

Economia e Negócios

Mercado informal volta a crescer novamente com a crise no país

Em 2015, a informalidade correspondeu a 16,2% de toda a riqueza nacional.

A crise econômica no Brasil fez a participação da economia informal do Produto Interno Bruto (PIB) voltar a crescer em 2015, depois de onze anos de quedas consecutivas.

De acordo com o índice de Economia Subterrânea (IES), apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), no ano passado a informalidade correspondeu a 16,2% de toda a riqueza nacional.

Imagem: EBCMercado informal volta a crescer novamente com a crise no país(Imagem:EBC)Mercado informal volta a crescer novamente com a crise no país

Com a informalidade do ano passado, foram gerados 956,8 bilhões de reais. Fernando de Holanda Barbosa Filho, pesquisador do Ibre/FGV e responsável pela pesquisa afirma que “o vigor da crise atingiu toda a economia, inclusive a economia subterrânea, que registrou crescimento".

O economista diz ainda que esperava uma maior alta do índice em 2015, que foi atenuada por uma resistência do mercado de trabalho. No entanto, para este ano, ele espera um avanço ainda maior da economia informal no PIB brasileiro. De acordo com a Veja, a economia informal inclui a produção de bens e serviços não declarada ao governo para sonegar impostos e contribuições.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.