Fechar
GP1

Economia e Negócios

Mercado prevê menos inflação e alta menor do PIB em 2017

Expectativas foram colhidas pelo Banco Central com instituições financeiras.

O Banco Central coletou expectativas com economistas das instituições financeiras na semana passada e relatou nesta segunda-feira (27), por meio de relatório que os economistas estimam menos inflação e um crescimento menor do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. Mais de cem instituições financeiras foram ouvidas.

Para o comportamento da inflação de 2017, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a "inflação oficial" do país, o mercado baixou sua previsão de 4,15% para 4,12%. Foi a terceira redução seguida do indicador. Deste modo, se manteve a expectativa de que a inflação deste ano ficará abaixo da meta central, que é de 4,5%. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e deve ser perseguida pelo Banco Central, que para isso eleva ou reduz a taxa de juros (Selic).

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Supermercado CarvalhoSupermercado

De acordo com informações do G1, no ano passado, a inflação ficou acima da meta central, mas dentro do intervalo definido pelo CMN. Já em 2015, a meta foi descumprida pelo BC - naquele ano, a inflação superou a barreira dos 10%. Para 2018, a previsão do mercado financeiro para a inflação permaneceu estável em 4,50%. O índice está em linha com a meta de inflação do período (4,5%) e também abaixo do teto de 6% para o ano que vem.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.