Fechar
GP1

Brasil

Michel Temer sanciona texto da reforma trabalhista

As novas regras entrarão em vigor daqui a quatro meses, conforme previsto na nova legislação.

Nesta quinta-feira (13), o presidente Michel Temer sancionou a lei da reforma trabalhista. O projeto da reforma foi aprovado pelo Congresso Nacional e altera regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A nova legislação prevê negociações entre empregadores e empregados e, em caso de acordo coletivo, passarão a ter força de lei.

O protejo foi aprovado pela Câmara em abril, e na última terça-feira (11) foi aprovada em sessão tumultuada no Senado. As novas regras entrarão em vigor daqui a quatro meses, conforme previsto na nova legislação.

Com a reforma, a negociação entre empresas e trabalhadores prevalecerá sobre a lei em pontos como parcelamento das férias, flexibilização da jornada, participação nos lucros e resultados, intervalo de almoço, plano de cargos e salários e banco de horas.

  • Foto: Andre Violatti/Estadão ConteúdoMichel TemerMichel Temer

Já pontos como o FGTS, salário mínimo, 13º salário, seguro-desemprego, benefícios previdenciários, licença-maternidade, não poderão ser negociados.

Segundo o G1, um acordo firmado entre Senado Federal e Palácio do Planalto prevê que algumas mudanças demandadas pelos senadores possam ser inseridas no texto por meio de uma Medida Provisória. O objetivo do acordo era evitar que o projeto retornasse para nova análise dos deputados, o que atrasaria a sanção das novas regras.

Ainda nesta quinta, o líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR) divulgou o texto-prévio da medida provisória que o governo deve enviar ao Congresso com mudanças em nove pontos da proposta.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.