Fechar
GP1

Mundo

Militares da Síria declaram fim do cessar-fogo no país

Já há registro de ataques aéreos em Alepo.

  • Foto: Bassam KhabiehGuerra na SíriaGuerra na Síria

Os militares da Síria declararam o fim do cessar-fogo de uma semana no país nesta segunda-feira (19). De acordo com informações da Veja, já há relatos de ataques aéreos em Alepo, um dos focos do conflito. Enquanto isso, as autoridades dos Estados Unidos e Rússia se reúnem em Genebra para tentar prorrogar a trégua, assinada semana passada.

Para o secretário de Estados dos EUA, John Kerry, é cedo demais para dizer que o cessar-fogo acabou. A Organização das Nações Unidas (ONU) disse que só Washington e Moscou podem declarar o fim da trégua, já que são aqueles que a mediaram originalmente.

Em comunicado, o exército sírio acusou “grupos terroristas” de explorarem a calma para se rearmarem e de terem violado o cessar-fogo 300 vezes. Os militares prometeram ainda “continuar a cumprir seus deveres nacionais combatendo o terrorismo, pra trazer de volta a segurança e estabilidade”.

Em resposta a o comunicado, Kerry disse que os dias de calmaria e entrega de ajuda humanitária que faziam parte do acordo de trégua ainda não ocorreram. “Seria bom se eles não falassem primeiro com a imprensa, mas com as pessoas que estão realmente negociando isso”, afirmou Kerry. “Mal começamos a ver uma movimentação real de suprimentos humanitários hoje e vamos ver em que pé estamos. Ficaremos contentes de ter uma conversa com eles”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.