Fechar
GP1

Piauí

Ministério da Integração libera R$ 11 milhões para ações no Piauí

Junto com o governador Wellington Dias e o secretário estadual de defesa civil, Hélio Isaías, o senador pediu auxílio emergencial para os municípios que vêm sofrendo com a falta de abastecime

O governador Wellington Dias, acompanhado do secretário de Estado da Defesa Civil, Hélio Isaías; do senador Ciro Nogueira e do deputado Antônio Félix, esteve, nesta quarta-feira (20), em Brasília (DF), em audiência com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Na oportunidade, foram tratadas respostas à crise de abastecimento d’água, principalmente nas regiões entre as divisas dos estados do Piauí com Ceará, Pernambuco e Bahia, que correspondem a 62 municípios.

  • Foto: Divulgação/AscomEncontro com ministro Helder Barbalho Encontro com ministro Helder Barbalho

“Na audiência, conseguimos o compromisso do ministro Helder de, já na próxima semana, ajudar o Piauí na liberação de R$ 11 milhões. Compreendendo a importância do pleito, foi colocado para que se possa tratar emergencialmente do atendimento humano, como nas cidades de Curimatá, São Raimundo Nonato, Jaicós, Fronteiras e em outras cidades que precisam desse atendimento”, informou Wellington.

O secretário da Defesa Civil deverá se reunir, em breve, com a Defesa Civil nacional. "Estamos em um momento difícil no estado do Piauí. O ministro [Barbalho] já sinalizou a liberação de recursos para ações emergenciais nos 40 municípios que estão com dificuldades de abastecimento nas zonas urbanas", adiantou Hélio Isaias.

  • Foto: Divulgação/AscomCiro, Wellington e o ministro da IntegraçãoCiro, Wellington e o ministro da Integração

Atualmente, quase 90 municípios piauienses tiveram estado de emergência declarado devido à estiagem. Ciro reafirmou seu compromisso de buscar junto ao Governo Federal recursos e soluções para amenizar os efeitos da seca prolongada no Piauí. Ele destacou que foi feito um apelo ao ministro para que projetos de implantação de adutoras de engate rápido sejam viabilizados com a maior celeridade possível, devido à grave situação das cidades.

“Várias cidades têm enfrentado momentos muito difíceis pela escassez de água, com os volumes dos seus reservatórios diminuindo a cada dia e faltando água até para o consumo das pessoas. É uma situação grave e esperamos que os recursos ajudem a melhorar a qualidade de vida da população. Pedimos também que sejam priorizados também os projetos de adutoras de engate rápido. Alguns deles já se encontram em andamento, como por exemplo, o da cidade de São Raimundo Nonato”, destacou.

Na audiência com o ministro foi tratado ainda sobre o projeto relacionado à Adutora de Engate Rápido, em São Raimundo Nonato. Barbalho firmou o compromisso de analisar a solução proposta pelo Tribunal de Contas à Barragem de Castelo. O reservatório será o 2º maior do Piauí, com capacidade de armazenar 2,6 bilhões de metros cúbicos de água, ficando atrás apenas da Boa Esperança, em Guadalupe.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.