Brasil

Ministério da Saúde tem dia D de vacinação contra a gripe

Expectativa é imunizar 90% das 54,2 milhões de pessoas que estão no público alvo da campanha até o dia 26 de maio.

NAYRANA MEIRELES

- atualizado

O Ministério da Saúde promove neste sábado (13), o Dia D de Vacinação contra a gripe. Foram disponibilizadas para a campanha em todo o Brasil 36 mil salas equipadas. Além disso, cerca de 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais vão possibilitar a vacinação em populações que vivem em áreas de difícil acesso.

Segundo o ministério, a expectativa é que 90% das 54,2 milhões de pessoas que estão no público-alvo da campanha seja imunizada até o dia 26 de maio. Na lista de prioridades estão crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores.

  • Foto: DivulgaçãoVacina contra a gripeVacina contra a gripe

O ministro Ricardo Barros informou que a vacina é totalmente segura e pode evitar as complicações geradas pelos principais subtipos de influenza que circulam atualmente. “Hoje, o Brasil é o país que mais oferta vacina de influenza. Estamos adquirindo 60 milhões de doses para vacinar 54,2 milhões de brasileiros. A vacina está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

MAIS NA WEB