Fechar
GP1

Política

Ministério Público Federal arquiva denúncia contra Wellington Dias

Germano Silva, advogado do governador, disse que a decisão do MPF só confirma a tese da defesa de que Wellington Dias não teve nenhuma relação ou ligação com o valor transportado por José Mar

O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Geral da República, arquivou representação contra o governador Wellington Dias em que ele era acusado de lavagem de dinheiro e crimes eleitorais. A decisão é de 3 de março deste ano.

Segundo o vice-procurador Geral da República, José Bonifácio Borges de Andrada, não foi verificado nenhum elemento que demonstrasse a participação do governador no fato do qual ele foi acusado.

O processo era referente à prisão de Paulo Fernando de Sousa, em setembro de 2014, no município de Barreiras (BA) por ter apresentado uma carteira de habilitação falsa para agentes da Polícia Rodoviária Federal enquanto se dirigia junto com José Martins Ferreira de Araújo para o Piauí. Na ocasião, foi encontrado o valor de R$ 180 mil dentro do carro e José Martins, primo do governador, que disse que o dinheiro era seu.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

Na época, o Ministério Público Federal entendeu que haveria possível prática de crime de lavagem de dinheiro e crimes eleitorais, já que o então senador Wellington Dias, era candidato ao Governo do Piauí. Contudo, ao verificar os autos do processo, a Procuradoria Geral da República não encontrou indícios que justificassem a condução das investigações.

“Mostra-se prematuro o trâmite da investigação no STJ. Não bastam suposições para o deslocamento do foro. Somente no momento em que surgirem efetivos indícios que vinculem pessoalmente o governador ao evento é que se justificará a vinda dos autos a esta instância”, diz trecho do despacho.

Germano Silva, advogado do governador, disse que a decisão do MPF só confirma a tese da defesa de que Wellington Dias não teve nenhuma relação ou ligação com o valor transportado por José Martins.

“O governador não teve nenhuma relação com o valor transportado por seu primo e nem foi beneficiado por tal. Nenhum indício ou prova foi encontrado que justificasse tal associação. A decisão do MPF é prudente, justa e garante a veracidade dos fatos quanto à inocência do governador, uma vez que restou provado a origem e o destino do recurso transportado por José Martinho Ferreira”, declarou. 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.