Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ministério Público investiga denúncia contra a clínica Santa Fé

A portaria nº 016/2017 foi assinada pela promotora Maria das Graças do Monte Teixeira, na última sexta-feira (07).

O Ministério Público do Estado do Piauí abriu procedimento preparatório de inquérito civil para investigar denúncia contra a Clínica e Maternidade Santa Fé. A portaria nº 016/2017 foi assinada pela promotora Maria das Graças do Monte Teixeira, na última sexta-feira (07).

O objetivo é investigar denúncia do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Décima Quarta Região - CREFFITO-14 de falta de fisioterapeutas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no turno da noite.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Clínica e Maternidade Santa FéClínica e Maternidade Santa Fé

Segundo a promotora, a RDC nº 07, de 24 de fevereiro de 2010, do Ministério da Saúde/ANVISA que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e dá outras providências, determinando em seu art. 14, IV, que a UTI deve contar com uma equipe multiprofissional, contendo fisioterapeutas, no mínimo 01 (um) para cada 10 (dez) leitos ou fração, nos turnos matutino, vespertino e noturno, perfazendo um total de 18 horas diárias de atuação.

A promotora determinou expedição de ofício à Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí - DIVISA para que realize fiscalização na Clínica Santa Fé a fim de constatar a presença de fisioterapeutas nos turnos matutino, vespertino e noturno, perfazendo um total de 18 horas diárias de atuação, conforme preceitua a RDC nº 07, de 24 de fevereiro de 2010, do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Outro lado

Em entrevista ao GP1, o administrador da Clínica Santa Fé, Francisco Loiola, informou que ainda não foi notificado pelo Ministério Público.

Ele disse ainda que o CREFFITO esteve na clínica realizando uma visita e que foi elaborado um relatório, mas que ele não tomou conhecimento do teor do mesmo. Sobre a falta de fisioterapeuta na UTI Neonatal no turno da noite, Loiola disse que existem os profissionais na clínica, mas não soube dizer se eles atuam no turno da noite.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.