Fechar
GP1

Piauí

Ministério Público investiga ex-prefeito Alcebíades Borges

A portaria de instauração do procedimento foi assinada pelo promotor de Justiça, Gerson Gomes Pereira, no dia 19 de março.

O Ministério Público, através do promotor de justiça Gerson Gomes Pereira, instaurou procedimento preparatório em inquérito civil contra o ex-prefeito de Antônio Almeida, Alcebíades Borges do Rêgo, por atos de improbidade administrativa.

O Processo TC-E nº 695/12, de prestação de contas do Município de Antônio Almeida, apontou irregularidades nas contas do ex-gestor Alcebíades Borges do Rêgo, referente ao exercício de 2010, nos termos do art. 122, III, da Lei Estadual nº 5.888/09.

Ainda no processo, consta o acórdão nº 1.810/2013, transitado em julgado em 6 de fevereiro de 2014, imputando débito ao ex-prefeito Alcebíades Borges do Rêgo no valor de R$ 8.970,78.

Os fatos em tese consistem em atos de improbidade administrativa. “As irregularidades das contas se deram com fundamento no art. 122, III, da Lei 5.8888/ 2009, que também ensejam, em tese, atos de improbidade administrativa, tais como: omissão no dever de prestar contas; grave infração à norma legal ou regulamentar de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional ou patrimonial; dano ao erário, decorrente de ato de gestão ilegal, ilegítimo ou antieconômico; alcance, desfalque ou desvio de dinheiro, bens ou valores públicos; prática de ato de gestão com desvio de finalidade”, diz trecho da portaria.

O promotor determinou então que fosse encaminhado ofício para o prefeito de Antônio Almeida, para que ela inscreva o débito na Dívida Ativa do Município em desfavor do ex-gestor Alcebíades Borges do Rêgo, conforme consta no Acórdão nº 1.810/2013 e, ato continuo enviar cópia da inscrição para a Procuradoria do Município, para que seja processada a devida execução. A portaria de nº 02/2015 foi assinada no dia 19 de março.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.