Fechar
GP1

Piauí

Ministério Público investiga Fundação Hospitalar de Teresina

A investigação é para apurar denúncia do GP1 sobre falta de equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde do HUT.

O Ministério Público, através do promotor Eny Marcos Vieira Pontes, instaurou procedimento preparatório de inquérito contra a Fundação Hospitalar de Teresina.

Na portaria de nº 081/2015, de 1 de setembro, o promotor afirmou que teve conhecimento de notícias veiculadas na imprensa informando a falta de equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Imagem: Lucas Dias/GP1HUT em construção(Imagem:Lucas Dias/GP1)HUT 
Segundo o promotor, “esta falha na gestão administrativa coloca em risco a saúde dos pacientes e dos profissionais de saúde, principalmente no setor de atendimento de urgência e emergência” e que é “obrigação do município em organizar as ações e serviços de saúde, sendo responsabilidade deste a execução dessas ações e serviços públicos de saúde”.

A presidente da Fundação Hospitalar, Maria de Fátima Carvalho Garcez de Oliveira, será notificada para apresentar informações e providências em relação ao caso.

Denúncia do GP1

A portaria foi instaurada após matéria do GP1 intitulada “Profissionais denunciam falta de equipamentos no HUT”, publicada no domingo (30) sobre denúncia apresentada por profissionais de saúde de que estariam faltando equipamentos de proteção individual (EPI) no HUT, como aventais descartáveis, que minimizam o risco de transmissão de bactérias entre um paciente e outro.

Para fazer a higiene nos pacientes, os profissionais de saúde estavam usando lençóis no corpo.

Nota de esclarecimento do HUT

Na segunda-feira (31), a assessoria do Hospital de Urgências de Teresina divulgou nota de esclarecimento, informando que já foi concluída licitação para adquirir aventais descartáveis e que o hospital possui mil aventais impermeáveis para a realização de qualquer tipo de procedimento.

O hospital informou ainda que não houve qualquer prejuízo ao atendimento dos pacientes devido a essa situação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.