Fechar
GP1

Piauí

Ministério Público investiga irregularidade na distribuição de medicamentos

Portaria foi instaurada após representação que noticia a negativa de entrega do medicamento Versa 40mg a paciente com gravidez de alto risco

O Ministério Público do Estado, por meio do promotor Eny Marcos Vieira, instaurou procedimento preparatório de inquérito civil para apurar irregularidade na garantia do direito constitucional à saúde, consistente na dispensa negativa do remédio Versa 40mg.

O medicamento é anticoagulante de uso injetável indicado para o tratamento de trombose venosa, que consiste na formação de coágulos no interior das veias. O frasco de 40mg contendo 10 seringas custa em média R$ 300,00.

A portaria nº 179/2014 é datada de 16 de setembro e considerou representação ofertada na 29ª Promotoria de Justiça de Teresina que noticia a negativa de dispensação do medicamento Versa 40mg a paciente em gestação de alto risco.

De acordo com o artigo 196 da Lei Magna a assistência à saúde é garantida mediante políticas sociais e econômicas. A Lei Federal nº 8.080/90 é incisiva ao dispor sobre a gratuidade das ações e serviços de saúde, com isso cabe ao município organizar e executar ações e serviços públicos de saúde.

Foi solicitado ao presidente da Fundação Municipal de Saúde informações, justificativas e providências que serão adotadas a respeito da presente representação.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.