Fechar
GP1

Piauí

Ministério Público vai fiscalizar aplicação de recursos do Fundeb em Piracuruca

De acordo com o processo, 60% dos recursos devem ser destinados ao pagamento de professores

 A 2ª Promotoria de Justiça de Piracuruca abriu, nesta quarta-feira (17), inquérito para fiscalizar a aplicação de recursos do Fundo Nacional da Educação Básica (FUNDEB) pela prefeitura do município.

O objetivo do processo é fiscalizar a utilização exclusiva dos 60% dos recursos anuais que compõem o FUNDEB para remuneração de professores em exercício, como um meio de garantir a aplicação correta dessa verba e coibir possíveis desvios.

De acordo com a portaria, "os artigos 8º e 9º da Resolução nº 01/2008 do Conselho Nacional de Educação dispõem que os profissionais do magistério que dão suporte pedagógico direto à atividade de docência, para fins de recebimento da parcela dos 60%, são APENAS os licenciados em pedagogia, ou os formados em nível de pós-graduação e os docentes designados nos termos da legislação e normas do respectivo sistema de educação".

A promotora considera ainda que não aplicar as verbas mínimas de 60% e 40% na finalidade pré-determinada pela Lei nº 11.494/07 causa perda patrimonial à conta do Fundo Especial do FUNDEB, incorrendo em ato de improbidade administrativa previsto no artigo 10, inciso IX, da Lei nº 8.429/92.

A abertura do inquérito é de responsabilidade da promotora Karla Daniela Furtado Maia Machado, chefe da promotoria do município de Piracuruca.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.