Fechar
GP1

Piauí

Ministro da Agricultura irá certificar Piauí como área livre de febre aftosa

"O Piauí é um exemplo para todo o país", declarou o ministro Antônio Andrade. O novo status dará maior competitividade à pecuária piauiense

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, certificará o Piauí como área livre de febre aftosa com vacinação. O convite foi feito pelo governador Wilson Martins nesta quarta-feira (5), durante audiência em Brasília. O novo status dará maior competitividade à pecuária piauiense. A vinda do ministro ao Piauí acontecerá após chegada de Antônio Andrade de viagem oficial à China, que se inicia hoje (6).

Imagem: Carlos Silva /MAPAClique para ampliarMinistro da Agricultura Antônio Andrade recebeu o Governador do Piaui, Wilson Martins(Imagem:Carlos Silva /MAPA)Ministro da Agricultura Antônio Andrade recebeu o Governador do Piaui, Wilson Martins
“O Piauí vem fazendo um esforço grande para se livrar dessa pecha horrorosa da febre aftosa desde 2005, quando criamos a Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí. Fizemos concurso, contratamos pessoal, criamos as carreiras de técnico em vigilância sanitária e fiscal agropecuário”, enumerou o governador Wilson Martins, acrescentando que nas últimas seis campanhas de vacinação contra aftosa o Piauí alcançou índice superior a 90% de cobertura vacinal. “Isso já se reflete economicamente. Um animal do Piauí que antes era comercializado a 200 reais, hoje é comercializado a 600 reais”, exemplificou.

O ministro Antônio Andrade assegurou que o combate à febre aftosa é uma das prioridades do MAPA. “O Piauí é um exemplo para todo o país. Fico muito grato com o convite, tão logo chegue de viagem oficial à China irei assinar, com muito orgulho, essa certificação”, afirmou.

Com a certificação de área livre de febre aftosa com vacinação, os criadores terão maior facilidade de comercialização e transporte dos animais, que poderão ter também preços melhores para venda.

O Piauí também é referência em relação à legislação relacionada à vigilância e sanidade animal. Após a criação da Adapi, foram criadas as Leis de Vigilância Sanitária e Animal, de Vigilância Vegetal e de Uso de Agrotóxicos.

“Temos o reconhecimento do Ministério de que a Adapi é hoje uma das mais modernas agências do setor no país e que tem apresentado resultados acima das metas. O último pré-requisito para a certificação, que é a sorologia, foi cumprida e, decididamente, não existe mais aftosa no Piauí”, ressaltou o governador Wilson Martins após a audiência com o ministro.

A sorologia foi realizada por uma equipe de técnicos do MAPA, que confirmaram a inexistência da doença no Piauí. O teste atingiu uma amostra de mais de sete mil animais em 167 municípios.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.