Fechar
GP1

Brasil

Ministros do STF dizem que saída de Cunha da Câmara é necessária

Os ministros confirmam que o peemedebista está internamente ligado com o escândalo na Petrobras descoberto pela Lava Jato.

Alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) acreditam que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) não tem condições de continuar no cargo para comandar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Os ministros confirmam que o peemedebista está internamente ligado com o escândalo na Petrobras descoberto pela Lava Jato.

Segundo O Globo, o deputado deve analisar o aspecto formal do pedido de impeachment, e partir daí, autorizar ou não a abertura do processo contra a presidente Dilma Rousseff. Esses tramites devem acontecer independentemente se ele é investigado ou não. Três ministros do Supremo são a favor da saída de Cunha do cargo.

Imagem: DivulgaçãoO ministro Marco Aurélio é favor da saída de Eduardo Cunha da presidencia da Câmara(Imagem:Divulgação)O ministro Marco Aurélio é favor da saída de Eduardo Cunha da presidencia da Câmara

O ministro Marco Aurélio, que já defendeu a renuncia de Eduardo Cunha, disse na quarta-feira (2) que a crise econômica está cada vez mais profunda. Ele não quis se pronunciar sobre a saída do peemedebista do cargo, dizendo que o papel dele nesse momento é meramente formal.

Marco Aurélio foi perguntado sobre as declarações que atribuíam a decisão de Eduardo Cunha a uma retaliação ao processo de cassação ao processo que tramita no Conselho de Ética contra ele, o ministro preferiu apenas demonstrar incredulidade.

Processo


Outros dois integrantes do Supremo dizem que Cunha não tem condições de presidir a câmara por conta dos processos a que responde. Eles reafirmam que a decisão do deputado não fere a decisão do STF tomada em outubro e suspendeu o andamento dos processos de impeachment contra Dilma com base no rito definido em setembro por ele. Ou seja, o processo não pode tramitar com esse rito especifico, mas pode ser aberto.

Pedido do Ministério Público Federal

Subordinados do procurador-geral da República, Rodrigo Janot,  estavam avaliando o pedido do afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara feito pelo Ministério Público Federal. As denuncias vem do comportamento do peemedebista em seu julgamento no Conselho de Ética da Casa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.