Fechar
GP1

Mundo

Moderado Hassan Rouhani é reeleito presidente do Irã

Hassan assegurou a vitória com 57% dos votos, correspondente a 23 milhões de eleitores.

Nessa sexta-feira (19), Hassan Rouhani, de 68 anos, foi reeleito presidente do Irã. Hassan venceu por uma ampla margem de votos. Com essa vitória, o clérigo moderado garante um segundo mandato de quatro anos para implementar sua agenda de maiores liberdades e mais relacionamento com a comunidade internacional.

Segundo o ministro do Interior, Abdolreza Rahmani Rouhani assegurou a vitória com 57% dos votos, correspondente a 23 milhões de eleitores. Mais 70% dos eleitores foram às urnas e segundo colocado, o conservador Ebrahim Raisi, teve 38% dos votos.

  • Foto: President.ir / Handout / via REUTERSHassan Rouhani, novo presidente do IrãHassan Rouhani, novo presidente do Irã

De acordo com a Veja, mesmo sendo um representante mais liberal na corrida, assim como em seu primeiro mandato, Rohani deve ficar à margem das principais decisões políticas do líder supremo, o Aiatolá Ali Khamenei.

Na semana passada, Aiatolá disse que não importa quem seja o novo presidente do Irã, desde que o regime iraniano saia vencedor. “No final, um candidato terá a maioria dos votos e ganhará, mas o verdadeiro vencedor neste processo, independentemente de quem ganhar a maioria dos votos, é o povo iraniano – e o principal vencedor é o regime da República Islâmica”, afirmou o Aiatolá.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.