Piauí - Teresina

Moradores denunciam abandono de obra de creche em Teresina

A construção da creche iniciou em 2012 e até hoje não foi concluída.

THAIS SOUZA

- atualizado

Moradores dos residenciais Sigefredo Pacheco e do Vale do Gavião denunciaram, na manhã dessa quinta-feira (18) ao GP1, o abandono da obra de uma creche destinada para atender crianças carentes de 06 meses a 1 ano de idade, localizada no bairro Vale do Gavião, zona leste de Teresina.

  • Foto: DivulgaçãoCreche da zona lesteCreche da zona leste

De acordo com informações repassadas pelo presidente da associação de moradores dos residenciais, Antônio Marcos, a construção da creche iniciou em 2012 e até hoje não foi concluída. “A população está revoltada com essa situação, pois é uma creche de tempo integral com berçário. Ela [creche] é obra do Governo Federal em parceria com a Prefeitura [de Teresina], que inclusive é um projeto excelente, pois as mães teriam como trabalhar”, disse.

Além disso, Antônio Marcos relatou que o descaso com a obra contribuiu para o aumento da criminalidade, pois muitos infratores saqueiam os materiais da construção e utilizam o espaço para se esconderem ou até mesmo consumirem drogas.

  • Foto: DivulgaçãoParte interna da crecheParte interna da creche

Outro lado

A assessoria da Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que a prefeitura ingressou com uma ação contra a empresa responsável pela construção. “Essa é uma das creches abandonadas pela construtora MVC, que foi ineficiente e fez o mesmo com dezenas pelo Brasil. A Prefeitura de Teresina ingressou judicialmente contra a empresa. Paralelo a isso, aguarda parecer do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], financiador das obras, para seguir os próximos passos. Também segue com obras de outras creches na capital, essas com recursos próprios”, informou.

Mais conteúdo sobre: