Fechar
GP1

Piauí

Moradores denunciam Almaviva por conta do esgoto da empresa

Quem passa pelas ruas nas proximidades da multinacional, se depara com o mau cheiro e o vazamento constante dos resíduos.

Moradores do bairro Dirceu, na zona sudeste de Teresina, denunciaram ao GP1 a formação de um esgoto, onde estão sendo despejados dejetos oriundos do sistema de saneamento básico da Empresa de Call Center, Almaviva do Brasil.
Imagem: Renayra de Sá/GP1Sede da Empresa Almaviva, no bairro Dirceu(Imagem:Renayra de Sá/GP1)Sede da Empresa Almaviva, no bairro Dirceu
Quem passa pelas ruas nas proximidades do prédio da Almaviva, se depara com o mau cheiro e o vazamento constante dos dejetos, lixo e restos de materiais de construção. Um senhor, que não quis ser identificado, relatou que os resíduos passaram a serem arremessados, de forma precária, desde o início da construção da Estação de Tratamento de Esgoto da empresa (Ete).
Imagem: Renayra de Sá/GP1Lixo domiciliar, resto de materiais de construção, e água contaminada no local(Imagem:Renayra de Sá/GP1)Lixo domiciliar, resto de materiais de construção, e água contaminada no local
“Não aguentamos o mau cheiro que está aqui. Estamos indignados com toda essa situação. Começam a arremessar fezes e urina praticamente no meio da via, sem respeito algum pela população. Estou evitando passar por aqui, e precisando aumentar o meu trajeto devido ao odor que é insuportável”, lamentou.

O morador ainda informou que a população local está se mobilizando para promover um abaixo-assinado contra a empresa Almaviva. “Nós vamos nos unir para fazermos um abaixo-assinado contra a empresa. Vamos lutar por nossos direitos e mostrar que eles não podem fazer o que querem. Exigimos respeito”, finalizou.
Imagem: Renayra de Sá/GP1A obra está incomodando a população devido ao descaso (Imagem:Renayra de Sá/GP1)A obra está incomodando a população devido ao descaso
Imagem: Renayra de Sá/GP1Os dejetos são despejados constantemente(Imagem:Renayra de Sá/GP1)Os dejetos são despejados constantemente
Imagem: Renayra de Sá/GP1 Motociclistas estacionam nas proximidades do esgoto (Imagem:Renayra de Sá/GP1) Motociclistas estacionam nas proximidades do esgoto

Outro lado

SDU sudeste


Em entrevista ao GP1, o gerente de fiscalização da SDU sudeste, Odacir Soares, afirmou que uma equipe será deslocada até a empresa, a fim de verificar a reclamação dos moradores. “Nós não tínhamos conhecimento dessa denúncia. Vamos verificar in loco o que está acontecendo lá e notificar a empresa para corrigir o problema em 24h. A consequência, caso a empresa não faça a correção, acarretará em multa, mas eles têm o prazo para fazer essa correção”, respondeu Odacir Soares.

Almaviva

Na tarde desta segunda-feira (30), o GP1 procurou a direção da Almaviva para se posicionar diante da situação. Através do supervisor de manutenção, Rafael Barbosa, a empresa informou que o canal de esgoto na lateral do prédio está dentro dos parâmetros propostos pela Secretaria do Meio Ambiente. “Hoje tivemos a visita de um fiscal da SDU Sudeste que acompanhou todo o processo de saneamento da Estação de Tratamento de Esgoto (Ete), e ele constatou que está tudo funcionando corretamente”, destacou.

O técnico Jailson, que é responsável pelo funcionamento da Estação de Tratamento da Almaviva, explicou que a coloração amarelada e o mau cheiro que estão incomodando a população, são naturais, pois a Ete da empresa foi implantada há poucos dias, e isto não quer dizer que a água despejada no local, não esteja tratada. Ele garantiu que não há riscos de contaminação. 

“A coloração amarelada é decorrente da composição química que está sendo utilizada no tratamento dos resíduos. Os reatores utilizados para a degradação das bactérias precisam de quase 20 dias para pegar a carga total destas, e a Ete da Almaviva tem, apenas, 15 dias de implantação. Então, ainda nesta semana, não haverá mais essa questão da coloração amarela da água e o mau cheiro. Podemos garantir que a água que está sendo despejada nesse esgoto, desde o primeiro dia de funcionamento da Ete, é totalmente tratada”, afirmou.

O técnico ainda salientou que a empresa está garantindo um bom tratamento da rede de esgoto da região, pois a única galeria de saneamento funciona a quase 2 km da sede da empresa, o que prejudica também os moradores do bairro Dirceu.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.