Fechar
GP1

Piauí

Moradores vivem drama a cada nova chuva no residencial Torquato Neto

O secretário de Teresina Infraestrutura de Washington Bonfim, informou que a Prefeitura está buscando a liberação de recursos para construir uma galeria na região.

Os moradores que residem nos conjuntos habitacionais do Portal da Alegria e Torquato Neto, zona sul da Capital, já não sabem a quem recorrer diante dos constantes problemas em decorrência da falta de drenagem das águas pluviais.
Imagem: Lucas Dias/GP1Torquato Neto(Imagem:Lucas Dias/GP1)Moradores denunciam o descaso com os bairros
Desde o ano passado, o GP1 tem publicado várias matérias apresentando as condições precárias dos moradores e comerciantes que convivem com o problema, especialmente, nos períodos de chuvas, que nos últimos meses têm ocorrido com frequência em várias regiões de Teresina.
Imagem: Lucas DiasTorquato Neto(Imagem:Lucas Dias)Torquato Neto

De acordo com o comerciante Expedito Pereira de Araújo, que vive há 3 anos no residencial Torquato Neto, muitos clientes já tiveram prejuízos durante as últimas chuvas. “Eu recebo várias pessoas em meu bar. Houve uma chuva aqui e arrastou carros e motos dos clientes que ficaram sem poder fazer nada. Eu fiz um batente pra aumentar a altura da calçada, que por enquanto ainda não entrou na minha casa, mas muita gente aqui já teve prejuízos com móveis e eletrodomésticos estragados por conta da água que entra mesmo dentro das casas, parece um rio”, contou o comerciante.
Imagem: Lucas Dias/GP1Torquato Neto(Imagem:Lucas Dias/GP1)Expedito Pereira
A situação é comum em várias ruas do residencial. De acordo com o pequeno estudante Gabriel, durante o percurso da escola até chegar em casa o garoto chegou a cair ao tentar passar por uma rua tomada por lama. “Tá é bom hoje aqui, um dia eu cai e estraguei meus livros. A gente passa dentro do mato agora pra não cair na lama”, comentou o estudante que fazia a travessia com dificuldade em companhia da mãe.
Imagem: Lucas Dias/GP1Grabiel em companhia da mãe durante caminho até a escola(Imagem:Lucas Dias/GP1)Grabiel em companhia da mãe durante caminho até a escola
Alguns motociclistas se arriscam ao tentar passar pela rua, onde a pavimentação poliédrica foi arrastada pelas chuvas. Os cadeirantes também não possuem nenhum tipo de acessibilidade. A rampa dá acesso apenas ao amontoado de lama que se formou após a destruição do calçamento.
Imagem: Lucas Dias/GP1Acessibilidade de fato não existe para cadeirantes, apenas a rampa em direção a lama(Imagem:Lucas Dias/GP1)Acessibilidade de fato não existe para cadeirantes, apenas a rampa em direção a lama
Imagem: Lucas Dias/GP1Motociclista se arrisca ao fazer a travessia nesta rua(Imagem:Lucas Dias/GP1)Motociclista se arrisca ao fazer a travessia nesta rua
Para o vendedor Mário Jorge, os moradores já buscaram soluções para o problema junto à Prefeitura de Teresina, que ainda não apresentou nenhuma ação concreta para modificar a situação, mesmo que de modo paliativo. “Eu sei que quem paga a conta somos nós. Eu vendo minhas frutas aqui e em outros bairros, mas como eu tenho que sustentar minha família eu continuo visitando meus clientes no Torquato Neto. Ando mais, faço desvios e o gasto com combustível aumenta”, reclamou.
Imagem: Lucas Dias/GP1 Vendedor Mário Jorge(Imagem:Lucas Dias/GP1) Vendedor Mário Jorge
Imagem: Lucas Dias/GP1Condição precária neste ponto do residencial, que antes fazia parte da linha do ônibus coletivo(Imagem:Lucas Dias/GP1)Condição precária neste ponto do residencial, que antes fazia parte da linha do ônibus coletivo

Outro lado

O secretário de Infraestrutura de Teresina, Washington Bonfim, informou que a Prefeitura de Teresina está buscando a liberação de recursos junto ao Governo Federal, através do Ministério das Cidades, para a execução do projeto de uma galeria de 12 quilômetros de extensão, desde o Polo Empresarial Sul até o Residencial Torquato Neto.
Imagem: DivulgaçãoWashington Bonfim(Imagem:Divulgação)Washington Bonfim
“Desde o ano passado estamos discutindo com o Ministério das Cidades, nós apresentamos os problemas aos técnicos do Ministério, que inclusive vieram a Teresina em dezembro do ano passado, e para a Caixa Econômica, já que ali temos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida, para que os recursos sejam liberados e nos foi orientado que preparássemos os projetos básicos da obra, estamos finalizando este projeto e vamos encaminhar para o Ministério,” afirmou.
Imagem: Lucas Dias/GP1No Portal da Alegria as ruas estão esburacadas(Imagem:Lucas Dias/GP1)No Portal da Alegria as ruas estão esburacadas
O secretário informou ainda que, ao todo, são R$ 140 milhões que aguardam a liberação para que a obra seja iniciada, mas não soube dar uma previsão para a liberação.
Imagem: Lucas Dias/GP1Proprietária de comércio acumula perdas com rua inacessível(Imagem:Lucas Dias/GP1)Proprietária de comércio acumula perdas com rua inacessível
“Como o recurso é do governo federal eu não posso dar uma previsão, mas nós vamos finalizar o projeto ainda esse semestre e encaminhar para o Ministério das Cidades para que o recurso possa ser liberado, a demora se dá porque o Ministério das Cidades tem um regulamento específico para esse tipo de obra de drenagem”, disse.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.