Fechar
GP1

Brasil

Moro autoriza saída de Bumlai da prisão para fazer exames médicos

O pecuarista apresentou sintomas que indicam a "probabilidade de um novo quadro de glaucoma".

O juiz federal Sérgio Moro, autorizou a saída do pecuarista e empresário José Carlos Bumlai da prisão para fazer exames médicos no Hospital Santa Cruz, na capital paranaense. De acordo com a defesa de Bumlai, ele teria apresentado sintomas de irritação nos olhos e falhas na percepção visual, o que indicaria a “probabilidade de um novo quadro de glaucoma”, dado o histórico de saúde.

"É importante salientar que o não tratamento dessa doença pode trazer sérias consequências ao seu portador, inclusive a cegueira", diz a petição protocolada na sexta-feira (5).

Imagem: Gabriela Biló/ Estadão ConteúdoEmpresário José Carlos Bumlai(Imagem:Gabriela Biló/ Estadão Conteúdo)Empresário José Carlos Bumlai


O juiz federal aceitou o pedido, afirmando que “havendo recomendação médica, não cabe a este juízo valorar a pertinência ou não da realização dos exames".

O médico Lucas Trigo de Bumlai assinou o parecer médico anexado à solicitação. De acordo com o advogado do pecuarista, Arnaldo Malheiros, o médico é irmão de Bumlai.

"Paciente José Carlos Costa Marques Bumlai, 71 anos, com diagnóstico anterior de glaucoma apresenta queixa de prurido, irritação e baixa acuidade visual. Solicito avaliação oftalmológica e de fundo de olho para seguimento e conduta. Reitero a importância dessas medidas para garantir a integridade física do paciente", escreveu Lucas Trigo de Bumlai no atestado médico.

No registro de Lucas Bumlai no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), não consta nenhuma especialidade nem o endereço de seu consultório.

No mesmo pedido, a defesa afirmou que o “médico da família indicou extrema necessidade de realização de exames” para apurar as causas do sangramento de urina que o pecuarista teve na carceragem da PF. Pediram também que o investigado fizesse fisioterapia para tratar da artrose.

No dia 12 de janeiro o pecuarista saiu da prisão para realizar procedimentos médicos no Hospital Santa Cruz, que concluíram que rins, baço, pâncreas e fígado estavam funcionando normalmente sem sinal de cálculo renal, mas foi identificada uma "pequena estrutura projetada do assoalho da bexiga", que poderia estar relacionada a uma “lesão polipoide”.


Moro pediu na decisão, que o pecuarista faça todos os exames necessários de uma vez, já que não há efetivo da PF o tempo todo para acompanhar Bumlai quando ele deixa as dependências da prisão.

"Inviável o deslocamento rotineiro do custodiado, com escolta, para a realização de exames de forma parcelada", escreveu o juiz federal.

O advogado de Bumlai diz que a decisão de Moro é bastante conveniente para seu cliente. "Para o Bumlai, a ideia é boa. Não é muito confortável ficar andando de escolta por aí", afirmou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.