Fechar
GP1

Piauí

Morre em Teresina o maestro Emmanuel Coelho Maciel

O maestro também era professor e foi conhecido por realizar importantes trabalhos de pesquisas no campo da música folclórica.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarEmanuel Coelho(Imagem:Reprodução)Emanuel Coelho
O maestro Emmanuel Coelho Maciel, 79 anos, faleceu na madrugada desta sexta-feira (29). O corpo do maestro será velado na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi).

Emmanuel ficou conhecido por criar, em 1993, a Orquestra de Câmara de Teresina, que depois se tornou a Orquestra Sinfônica de Teresina.

O maestro também era professor e foi conhecido por realizar importantes trabalhos de pesquisas no campo da música folclórica, além de ter organizado inúmeros corais e uma metodologia de ensino coletivo para orquestra de cordas.

Ele compôs, entre outras, as obras "Quarteto para Flautas Transversais", "Estudo Fugato" e "Quase Andante". Possui diversos trabalhos inéditos, como "Peça Orquestra"(1983), "Reis Pastorinhas" (1990) e "Cadernos de Solfejo Modais e Tonais" (1990). O compositor destaca ainda a "Sonata Duo" (1964), "Musik"A2" (1986), "Aknathon" (1967) e "Dança e Langoroso" (1963).

A Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves divulgou nota de pesar pela morte do maestro.

Confira a nota na íntegra:


A Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do maestro Emmanuel Coelho Maciel, na madrugada desta sexta-feira (29).

Emmanuel foi um grande divulgador da música erudita no estado do Piauí. Em 1993 criou Orquestra de Câmara de Teresina, que mais tarde se tornaria Orquestra Sinfônica, preenchendo um espaço importante na cidade, começou preparando 25 jovens bolsistas junto às comunidades menos favorecidas, dos quais 16 nunca haviam estudado música.

Além de maestro, era professor da Universidade Federal do Piauí e colaborou com pesquisas na área musical publicando diversos livros sobre instrumentos de corda.

Neste momento de dor e tristeza, a Administração Municipal se solidariza com familiares e amigos de Emmanuel e enaltece sua importância para a música teresinense. O corpo do maestro será velado na Casa da Cultura de Teresina.

Imagem: ReproduçãoMaestro Emanuel Coelho(Imagem:Reprodução)Maestro Emanuel Coelho



Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.