Fechar
GP1

Piauí

Movimento grevista da Uespi elabora contraproposta após audiência

Na manhã de hoje (18), houve uma audiência pública na Alepi para debater as reivindicações da universidade.

Após um mês de greve na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), alunos, professores e técnicos se reuniram com parlamentares em audiência pública, na manhã desta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa (Alepi). No debate teve bate-boca e uma nova reunião deve ser marcada para discutir a contraproposta dos sindicatos.
Imagem: Lucas Dias/GP1Audiência Pública sobre a Uespi(Imagem:Lucas Dias/GP1)Audiência Pública sobre a Uespi
Representando Wellington Dias, o secretário de Governo, Merlong Solano (PT), reapresentou as propostas apresentadas pelo governador no último dia 12 e ressaltou que a paralisação não traz melhorias para ambos os lados. “Eu considero que apesar da importância da Uespi, neste momento esticar a corda em uma greve não trará benefício nenhum, a não ser que o projeto seja só radicalizar doutrinariamente a questão, porque se for para resolver um problema, na hora de fazer um movimento a gente tem que considerar também o outro lado de atender as reivindicações, pois não há possibilidades financeiras de ir além do que o anunciado”, reiterou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Secretário de Governo, Merlong Solano(Imagem:Lucas Dias/GP1)Secretário de Governo, Merlong Solano

Reivindicações do movimento grevista:

Lei 6.772/ 2016


A lei 6.772 que enquadrava a Uespi desde março deste ano, na organização do quadro de pessoal efetivo dos órgãos e entidade da administração do Estado, foi revogada pelo governador após reconhecer que a instituição possui leis próprias para organizar a carreiras dos servidores docentes e administrativos.

Promoções e progressões
“O governador assumiu o compromisso de efetivar as promoções e progressões a partir de junho e concluir em outubro deste ano, tanto para professores como para técnicos”. Questionado sobre o retroativo, ele afirmou que “é dívida do Estado e quando as finanças permitirem serão pagos”, complementou Merlong.

Plano de cargos e salários

“A ordem do governador é para que se comecem imediatamente as tratativas para a concepção de um plano para que possa ser enviado a essa Casa com efeito a partir de 2017”, afirmou o secretário.

Bolsa-auxílio de alunos

Como já havia sido anunciado por Wellington Dias na semana passada, as bolsas atrasadas dos alunos, equivalente ao mês de abril, serão pagas no dia 20 de maio. “Foi determinado também a garantia de repasses em tempo hábil para que a universidade possa manter e cumprir o dia de pagamento das bolsas dos estudantes”, completou.

Concurso público

A greve unificada também reivindica o chamamento de docentes e técnicos aprovados no último processo seletivo e a realização de um novo. “Vamos definir um cronograma juntamente com a universidade para o chamamento dos professores e a realização de um concurso para o ano de 2017”, disse o petista.

Infraestrutura

Uma das principais pautas da greve é sobre a estrutura inadequada nos campis da instituição. Inclusive, 65 cursos estão em situação irregular, onde 53 deles correm o risco de serem fechados. “O governador destinou R$ 25 milhões destinados do Banco Mundial para serem aplicados nas prioridades definidas pela própria instituição”, ressaltou.

Reajuste salarial

“Com relação ao reajuste geral de salários, o governador falou claramente a impossibilidade de haver esse reajuste, por conta do déficit da receita”, reiterou o secretário de Governo.

Através da presidente do Sindicato dos Docentes da Uespi (ADCESP), Lina Santana, foi anunciado o desejo de contraproposta. “Nós não vamos avançar continuando a ouvir a mesma proposta, só tem proposta de um lado e isso não nos contempla. Queremos discutir com o governador!”, ressaltou.

Bate-boca

Após se sentir ofendido com as declarações dos representantes dos alunos, Ronyel Paixão, o deputado Cícero Magalhães (PT), revidou e se retirou da sala. “Aqui na assembleia não é favor que um deputado faz em participar e intermediar uma audiência pública. Como é que você vai trabalhar, chega lá e é esculhambado? Assim como eu tenho que está aqui trabalhando todo dia, ele também tem obrigações porque ele estava representando uma instituição, em nenhum momento ele tocou no assunto específico que era a negociação. Eu não sou melhor que ninguém, mas também não sou pior”, desabafou.

O deputado parabeniza o movimento pela busca de melhorias na qualidade dos serviços e ensino, mas que precisa ter um equilíbrio na hora de debater tais questões.

Contraproposta

Através da presidente do Sindicato dos Docentes da Uespi (ADCESP), Lina Santana, foi anunciado o desejo de contraproposta. “Nós não vamos avançar continuando a ouvir a mesma proposta, só tem proposta de um lado e isso não nos contempla. Queremos discutir com o governador!”, ressaltou.

Imagem: Lucas Dias/GP1Sindicato da UESPI(Imagem:Lucas Dias/GP1)Sindicato da UESPI

Após a audiência, os grevistas se reuniram em assembleia geral para a revisão da elaboração da contraproposta que deve ser encaminhada ainda hoje ao Governo. Com isso, a paralisação continua na maioria dos campis. Apenas em Bom Jesus e Corrente, nunca houve apoio ao movimento e em Floriano, alguns professores decidiram voltar hoje às atividades.

Estiveram presentes na audiência que foi presidida pelo deputado Luciano Nunes, o secretário de Governo, Merlong Solano, o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, representantes do movimento grevista, os deputados Cícero Magalhães, Evaldo Gomes, Severo Eulalio, Liziê Carvalho, João de Deus, e outros.

Na sexta-feira (20), acontecerá uma reunião com o promotor de Justiça, Fernando Santos, às 9h no prédio da NUPEVID para também tratar sobre a instituição.

Imagem: Lucas Dias/GP1Reitor da UESPI, Nouga Cardoso(Imagem:Lucas Dias/GP1)Reitor da UESPI, Nouga Cardoso
Imagem: Lucas Dias/GP1Deputado Estadual Luciano Nunes (PSDB)(Imagem:Lucas Dias/GP1)Deputado Estadual Luciano Nunes (PSDB)
Imagem: Lucas Dias/GP1Deputado Estadual Evaldo Gomes (PTC) e Antonio Félix (PSD)(Imagem:Lucas Dias/GP1)Deputado Estadual Evaldo Gomes (PTC) e Antonio Félix (PSD)
Imagem: Lucas Dias/GP1Secretário de Governo, Merlong Solano, e Deputado Estadual, João de Deus (PT)(Imagem:Lucas Dias/GP1)Secretário de Governo, Merlong Solano, e Deputado Estadual, João de Deus (PT)
Imagem: Lucas Dias/GP1Audiência Pública sobre a Uespi(Imagem:Lucas Dias/GP1)Audiência Pública sobre a Uespi

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.