Fechar
GP1

Teresina - Piauí

MP-PI recomenda suspensão das atividades da igreja São Benedito

De acordo com o MPE, os serviços de reforma envolvem equipamentos e máquinas que podem abalar a estrutura do templo.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI) através dos promotores de Justiça Maria Eugênia Gonçalves Bastos e Sávio Eduardo Nunes de Carvalho, recomendou que a arquidiocese de Teresina suspenda as atividades no interior da igreja São Benedito, localizada na Avenida Frei Serafim, até a realização da obra de restauração dos danos provocados pelo desabamento ocorrido em setembro deste ano.

De acordo com o MPE, os serviços de reforma envolvem equipamentos e máquinas que podem abalar a estrutura do templo e a suspensão dos eventos é necessária para garantia da segurança das pessoas. Informou ainda que o adro deve ser vedado com tapumes ou grades metálicas, na área de influência dos pináculos remanescentes, para contenção das aglomerações na parte externa da igreja.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Teto da Igreja de São benedito desabaTeto da Igreja de São benedito desaba

Desabamento

Na madrugada do dia 14 de setembro, um dos pontaletes da torre sineira da igreja São Benedito desabou, atingindo teto, forro e bancos. O fato foi percebido por um sacristão, ao chegar no templo pela manhã. Segundo o administrador paroquial Frei Edmilson, a última reforma ocorrida na igreja aconteceu na década de 80.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizou vistoria técnica e detectou que outros pináculos também estão sob risco de queda, porque existem muitas rachaduras. As celebrações estão sento realizadas no salão do Pão de Santo Antônio, que fica no convento São Benedito, ao lado da igreja, na Avenida Frei Serafim.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Igreja de São Benedito Igreja de São Benedito
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.