Fechar
GP1

Esportes

MPF denuncia Nuzman e Cabral por compra de votos na Rio 2016

Outros alvos da denúncia são Arthur César de Menezes, o ex-diretor do comitê brasileiro, membro senegalês do Comitê Olímpico Internacional e seu filho.

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, Arthur César de Menezes Soares Filho, conhecido como “Rei Arthur” e Carlos Arthur Nuzman pela suspeita de compra de votos para a escolha do Rio como sede olímpica em 2017.

Também são denunciados Leonardo Gryner, bracço direito de Nuzman, e os senegaleses Papa Massata Diack e Lamine Diack. De acordo com informações do G1, Lamine, integrante do Comitê Olímpico Internacional (COI), teria vendido o voto dele e negociado a venda ilegal com outros membros africanos do comitê. Papa, seu filho, teria ajudado Nuzman no negócio e recebido o dinheiro.

  • Foto: Estadão ConteúdoArthur Nuzman e Sérgio CabralArthur Nuzman e Sérgio Cabral

O ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, está preso na Cadeira Pública José Frederico Marques, em Benfica, desde o dia 5 de outubro. Ele teve a prisão preventiva decretada pelo juiz Marcelo Bretas por intermediar o pagamento de propinas para que o Rio fosse escolhido sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A defesa nega as acusações.

Segundo os procuradores, Nuzman utilizou dinheiro da Rio 2016 para pagar o escritório de Nélio Machado, seu advogado. Em e-mail enviado em 25 de setembro de deste ano, após ter sido levado coercitivamente para prestar depoimento; Nuzman afirma que a Diretoria Estatutária do Comitê Rio 2016 determinou aprovação do contrato de prestação de serviço com o escritório de advocacia, no valor de R$ 5,5 milhões.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.