Fechar
GP1

Entretenimento

MPF processa Globo por usar boneco negro como esponja de aço

Os autores da ação alegam reforço do racismo e pediu danos morais à emissora.

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF-RJ) resolveu processar a rede Globo após diversas denúncias de telespectadores por usarem um boneco negro com cabelo black power como esponja de aço durante a 16ª edição do reality show ‘Big Brother Brasil’.

Imagem: TV GloboBoneco negro usado como esponja de aço(Imagem:Foto: TV Globo)Boneco negro usado como esponja de aço

Segundo os autores do processo, os procuradores da República Renato Machado e Ana Padilha Oliveira, o utensílio reforça o crime de racismo, e por conta disso, foi movida uma ação por danos morais à emissora.

"A representação do cabelo Black Power como esponja de pia faz uma clara alusão ao estereótipo racista do "cabelo para ariar panela" ou "cabelo Bombril", servindo apenas para reforçar o preconceito, ainda intrínseco a muitos setores da sociedade, desde a abolição da escravatura", argumentou um dos representantes do MPF-RJ ao jornal ‘O Dia’.

Durante o confinamento, o ex-BBB Ronan questionou o designer da esponja de aço. “Por que tem que ser um negro? Isso aqui não vai ser usado pra lavar nada”, reclamou. Apesar das críticas dele e dos internautas, a emissora não retirou o objeto e ainda foi utilizado no programa ‘Mais Você’, apresentado por Ana Maria Braga.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.