Piauí - São Francisco do Piauí

MPT-PI e PRF deflagram operação em São Francisco do Piauí

O Ministério Público do Trabalho realizou as devidas autuações e um dos responsáveis pela atividade foi intimado a realizar os pagamentos e regularização das condições de trabalho.

RAFAEL GALVÃO

- atualizado

Na manhã desta sexta-feira (01) a Polícia Rodovia federal - PRF em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) realizaram a Operação Fênix, que teve como objetivo resgatar 25 trabalhadores em situações totalmente degradantes em uma carvoaria no município de São Francisco do Piauí.

  • Foto: Divulgação/PRFCarvoaria Carvoaria

De acordo com a PRF, na propriedade os trabalhadores estavam sem remuneração há mais de quatro meses, sem equipamentos de proteção individual e sem carteira de trabalho assinada. Para o exercício de suas funções, muitos tinham que comprar suas motosserras, além de serem responsáveis pela compra de combustível e manutenção da máquina. Os trabalhadores eram remunerados, muitas vezes, com sacos de carvão.

  • Foto: Divulgação/PRFTrabalhadores resgatados Trabalhadores resgatados

Além disso, os homens viviam em instalações sanitárias, de repouso, higiene e alimentação totalmente precárias e insalubres.

O Ministério Público do Trabalho realizou as devidas autuações e um dos responsáveis pela atividade foi intimado a realizar os pagamentos e regularização das condições de trabalho, podendo responder por exploração de trabalho análogo ao escravo.

MAIS NA WEB