Enviar por e-mail

Enviar notícia por e-mail
Exemplo: nome@example.com. Para enviar para mais de uma pessoa, separe os endereços por vírgulas
Informe o seu nome
Informe o seu endereço de e-mail
Os comentários serão incluídos na mensagem

Comunicar erros

Comunicar erro na notícia
Informe o seu nome
Informe o seu endereço de e-mail
Descreva o que há de errado com esta notícia
25/09/2012 - 00h58
Pnaic

Municípios que aderiram ao Pnaic deverão selecionar orientadores de estudo

O número de Orientadores de Estudo é definido em função do número de professores alfabetizadores de cada rede, na proporção de 1 (um) orientador para cada 25 professores.

Atualizada em 24/09/2012 - 17h35
A Secretaria Estadual de Educação comunica a todos os 224 municípios que aderiram ao Pnaic - Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, que os mesmos deverão selecionar, através de chamada pública, professores para atuar como Orientadores de estudo do Pacto no município, até o dia 30 de setembro.

Segundo orientações do Ministério da Educação, a seleção dos Orientadores obedecerá à seguinte regra:

- Serão cadastrados pelo coordenador das ações do Pacto em um sistema específico (SISPACTO) que será disponibilizado no módulo PAR, sendo selecionados entre os profissionais de sua rede que foram tutores do Programa Pró-Letramento, desde que atendam aos seguintes requisitos:

I - não receber bolsa de qualquer outro programa de formação inicial ou continuada de professores para a educação básica regido pela Lei nº 11.273/2006, durante toda a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores;

II - ter disponibilidade para dedicar-se ao curso e à multiplicação junto aos professores alfabetizadores

- Caso na rede de ensino não estejam disponíveis professores que tenham sido tutores do Pró-Letramento, a Secretaria de Educação deverá promover uma seleção para escolha do(s) orientador(es) de estudo que, com base nos itens acima, considere o currículo, a experiência e a habilidade didática dos candidatos, sendo que o(s) selecionado(s) deve(m) preencher os seguintes requisitos cumulativos:

I - ser professor efetivo da rede;

II - ser formado em Pedagogia ou ter Licenciatura;

II - atuar há, no mínimo, três anos do ensino fundamental, podendo exercer a função de coordenador pedagógico.

Isso significa que, não havendo disponibilidade de tutores do Pró-Letramento e professores em exercício, poderão ser designados outros profissionais do magistério com experiência em formação de professores alfabetizadores, mas isto não elimina a necessidade de uma seleção pública, inclusive dentre profissionais do magistério que estejam atuando na Secretaria de Educação.

O número de Orientadores de Estudo é definido em função do número de professores alfabetizadores de cada rede, na proporção de 1 (um) orientador para cada 25 professores. Cada rede deve identificar, no Censo 2012, quantos professores estão lecionando no 1º, 2º e 3º ano e/ou nas turmas multisseriadas que incorporem o ciclo de alfabetização. Este número deve ser dividido por 25, sendo a turma mínima de 10 professores.

Keywords: número, educação, estudo, seleção, professores, profissionais, rede, formação, pacto, secretaria, tutores, cada, sendo, alfabetizadores, professores alfabetizadores, letramento, orientadores


Saiba mais sobre Notícias do Piauí
Avalie:
Média de avaliações:
0 votos
Comente esta reportagem
Comentário
Escreva aqui seu comentário
De onde você é?
Escolha um Estado
Escolha sua Cidade
Quem é você?
Informe o seu Nome
Informe o seu E-mail!

Comentários (4)

  • francivalda pereira cardoso da silva, Icó-CE disse:
    Deixado em 09/02/2013 às 10h23

    foi cadastrada como orientadora do sispacto,tive toda a documentação avaliada e aceita pelo o sispacto, mas por questões politicas, tiram o meu nome e demais 9 colegas. sem nos dar nem uma satisfação, como o programa PNAIC, que é tão conceituado aceitor isso?

  • Valeria de Araujo Azeredo, Rio de Janeiro-RJ disse:
    Deixado em 29/01/2013 às 20h53

    Venho trabalhando na Prefeitura do Rio de Janeiro, já algum tempo com Projetos de Alfabetização. Tenho junto com os alunos alcançado sucesso. Fiz minha inscrição no PNAIC, mas infelizmente não fui selecionada. Quem sabe numa próxima oportunidade?

  • maria Fátima da Silva Candido, Estiva-MG disse:
    Deixado em 04/12/2012 às 14h53

    Quando será realizado outros cursos do Pnaic para a formação de tutores?

  • Claudia Rodrigues Cambuy, Poté-MG disse:
    Deixado em 30/10/2012 às 23h26

    Infelizmente a secretária de educação da minha cidade(POTÈ-MINAS GERAIS) se acostumou com politicalha,mesmo sabendo dos critérios necessários para cadastrar os orientadores de estudo do PNAIC do nosso municipio,ela colocou quem ela quis,escolheu aleatoriamente deixando de fora os coordenadores do PROLETRAMENTO que é a minha situação.

Publicidade

tempo real


Publicidade